Rádio Querência

Megaoperação apreende 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares

Força-tarefa do Ministério da Agricultura, em conjunto com SEAPDR e Receita Federal, ocorreu em 16 municípios gaúchos
Megaoperação apreende 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares
Entre os produtos apreendidos estão grãos, sementes e ração animal - Foto: SDA / Mapa

 

Uma megaoperação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Receita Federal e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr), apreendeu 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares. A ação ocorreu em 16 municípios do Estado com objetivo de combater importações, comércio e trânsito irregular desses produtos na região de fronteira. Ao todo, 126 autos de infração foram emitidos, com multas que podem chegar a R$ 1,148 milhão.

A operação, denominada Ronda Agro IX, do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), foi realizada no período de 27 de setembro a 2 de outubro. Foram apreendidas três toneladas de soja contrabandeadas; cinco toneladas de milho contrabandeados; 5,5 toneladas de produtos para uso na alimentação animal, irregulares ou contrabandeados; 88,6 toneladas de produtos de origem animal; 123,4 toneladas de sementes e 130,58 toneladas de agrotóxicos, além de 10.858 garrafas de bebidas contrabandeadas (vinhos, espumantes e cervejas) e 439 produtos de uso veterinário.

Segundo Mapa, esta foi a maior operação realizada pelo Vigifronteira em função do volume das apreensões e autuações
 

Também foram encontrados 391 bovinos, 127 equinos, quatro javalis e um javaporco em situação irregular ou com suspeita de terem sido contrabandeados, e identificados dois portos clandestinos.

A ação contou ainda com a fiscalização de 707 veículos em trânsito, em 44 barreiras fixas e volantes, 88 propriedades rurais, quatro estabelecimentos comerciais de produtos e insumos agropecuários e uma indústria de fertilizantes.

“Essa foi a maior operação realizada pelo Vigifronteira. Tivemos um volume de apreensões e atuações surpreendentes, sendo preciso montar uma operação logística durante a ação para realizar o transporte das cargas apreendidas. Os resultados dessa megaoperação reforçam a importância do trabalho integrado dos órgãos para o combate ao crime organizado”, ressalta o auditor fiscal federal agropecuário, Fábio Bessa.

Participaram da megaoperação auditores fiscais federais agropecuários, agentes de atividade agropecuária e auxiliares operacionais em agropecuária do Mapa, além de fiscais estaduais agropecuários e técnicos em agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf).

“Os resultados da operação evidenciam a eficiência da integração entre os órgãos envolvidos, bem como a necessidade de continuidade do modelo de fiscalização, considerando que a defesa agropecuária é uma questão de segurança nacional”, destaca a superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Helena Rugeri.

A fiscal estadual agropecuária, engenheira agrônoma Rita Antochevis, que coordenou as equipes da área vegetal na operação, também considera que a integração entre diferentes órgãos foi primordial para o sucesso das ações. “E os servidores da Secretaria da Agricultura foram essenciais no trabalho, pois somos nós que conhecemos as particularidades do interior gaúcho”, afirma Rita.

Integração

A operação Ronda Agro IX, realizada em conjunto com a operação Hórus da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve o apoio da Brigada Militar (BM/RS) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além disso, considerando o caráter integrado com os órgãos de controle aduaneiro e de segurança pública, foram realizadas três prisões, sendo uma por contrabando e duas por descaminho, e apreendidas armas e munições.

“A participação de vários órgãos foi fundamental para o sucesso da ação. Aos produtos introduzidos no país irregularmente, será aplicada a pena de perdimento pela Receita Federal. O órgão também representará os infratores ao Ministério Público Federal pelo crime de contrabando ou descaminho”, relata o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho no RS, Francisco Velter.

Participaram da ação 46 equipes de defesa agropecuária, com 109 servidores; oito equipes da RFB; três da PRF; e 16 da BM/RS, totalizando 186 servidores que atuaram nas regiões de Jaguarão, Bagé, Uruguaiana, Santana do Livramento, Alegrete, Tiradentes do Sul, Porto Xavier, Santo Augusto, Palmeira das Missões, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Horizontina, Não Me Toque, Doutor Mauricio Cardoso e Estrela.

Fonte: POR IMPRENSA/MAPA E ASCOM/SEAPDR

M

Autor

Maira Kempf

Em: 07/10/2021, 11:32

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Últimas notícias
Motorista fica ferido após capotamento na ERS-518 entre Braga e Campo Novo
Motorista fica ferido após capotamento na ERS-518 entre Braga e Campo Novo

Veículo saiu da pista e caiu em barranco de aproximadamente três metros; condutor foi socorrido e transferido para hospital de Tenente Portela

Cresol Cooperar lança Plano Safra 2026/2027 e apresenta recursos para o público agro
Cresol Cooperar lança Plano Safra 2026/2027 e apresenta recursos para o público agro

Para o novo ano safra, sistema Cresol disponibilizará cerca de R$ 18 bilhões em recursos voltados a custeio e investimento rural

Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira
Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira

Prorrogadas, as inscrições devem ser feitas até as 17h de hoje pelo site da Fundatec; processo oferece mais de 600 vagas no Rio Grande do Sul.

Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo
Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo

Vítima realizava manutenção na rede elétrica às margens da rodovia quando o acidente aconteceu; sepultamento ocorre nesta tarde em Colinas.

Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto
Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos
Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial