Início Notícia Voltar

Previsão do Tempo| Primavera inicia nesta semana e deverá ter influência do La Niña

Estação tem início no dia 22 de setembro e previsão aponta para pouca chuva na região Sul do Brasil

20/09/2021 14:50 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Maira Kempf


 

equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o verão. 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, a Região Sul do Brasil também tem chuva frequente na primavera e os temporais são comuns, até com a ocorrência de tempestades severas e tornados.

Neste ano, por conta do fenômeno La Niña, que está a caminho, a primavera terá chuva acima da média em toda a metade norte do país e menos na região Sul. Desta forma, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná poderão ter chuva abaixo da média histórica. 

 

Resumo da previsão para a Região Sul

Setembro: chuva dentro a acima da média sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil, ficando abaixo da média no centro-leste do PR e oeste do RS; temperatura dentro da média histórica em SC e no PR, abaixo da média no RS.

Outubro: volume de chuva no mês abaixo da média no RS; dentro da média em SC e no PR; temperatura dentro a acima da média em toda a Região.

Novembro: volume de chuva abaixo da média, de forma geral; temperatura dentro da média;

 

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Sul do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo. (VÍDEO ABAIXO)

Climatempo



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5