Início Notícia Voltar

MEC abre nesta terça-feira inscrição do Enem com gratuidade para alunos que faltaram ao exame em 2020

Ministério atende determinação do Supremo Tribunal Federal; Educafro vai recorrer da decisão

14/09/2021 08:54 por André Motta


CapaNoticia

 

O Ministério da Educação abre nesta terça-feira as inscrições com gratuidade do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para quem faltou o exame em 2020 pela Página do Participante. Elas ficam abertas até o dia 26 de setembro. 

Para esse público, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto anteriormente nos editais do exame.


A medida foi tomada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a Educafro, principal autora da ação que determinou a reabertura das inscrições, anunciou que vai recorrer ao tribunal da decisão do MEC de reabrir as inscrições apenas a quem faltou à prova em 2020.

De acordo com o grupo, o ministério está descumprindo a decisão judicial. Na avaliação deles, os ministros determinaram que a isenção fosse aberta para todos que tivessem direito. A medida já atende a uma ordem do STF, que determinou que o governo garanta o benefício aos estudantes.

O MEC não havia autorizado a inscrição gratuita a quem faltou ao último exame, de 2020, por causa da pandemia de coronavírus. Com isso, o Enem deste ano teria apenas 3,1 milhões de candidatos, o menor número desde 2005.

Especialistas e entidades ligadas aos direitos dos estudantes já tinham alertado que a restrição criada pelo MEC teria impacto sobre o perfil do exame porque deixava de fora justamente os alunos mais pobres. Uma estimativa feita por organizações ligadas à área prevê que entre 1,5 milhão e 2 milhões de candidatos serão incluídos após a decisão do Supremo.

 

Globo.com



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Voz do Brasil

Ouça aqui

91.5 FM

Voz do Brasil
89.7
91.5