Rádio
Nenhum programa no ar
Ministério da Saúde recomenda vacinação de adolescentes a partir de 15 de setembro
O envio de vacinas para imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos, deve começar no próximo dia 15 em todo o Brasil. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, divulgada em uma Nota Técnica nesta quinta-feira (2). A nova etapa, com a ampliação da campanha de vacinação, será possível após a conclusão do envio de vacinas Covid-19 para imunizar toda a população adulta brasileira com a primeira dose, prevista até a primeira quinzena do mês.
A vacinação deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. Portanto, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público.
Para garantir a imunização completa, com as duas doses, a recomendação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinadas adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comborbidades.
“São mais de 20 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos. Com a chegada de mais doses da Pfizer até o fim de setembro, teremos doses suficientes para distribuir imunizantes e vacinar, não só os adolescentes, mas também aplicar a dose de reforço nas pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Mas é importante que os municípios concluam a vacinação dos adultos com a primeira dose”, reforçou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.
Para os municípios que não têm capacidade de armazenamento para a vacina da Pfizer, a orientação da pasta é para que as alternativas sejam articuladas entre as gestões estaduais e municipais, considerando a possibilidade de imunizar esse público em outra cidade.
Adolescentes vacinados
Com o avanço da campanha em todo o país, alguns estados já iniciaram a imunização desse público, entre 12 e 17 anos. Segundo a plataforma LocalizaSUS, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes começaram o ciclo vacinal até agora. A recomendação do Ministério da Saúde é para que os estados e municípios completem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.
Todas as orientações para garantir o andamento da campanha de vacinação com equidade em todo o Brasil são pactuadas frequentemente, entre representantes da União, estados e municípios. Se houver o descumprimento do que foi acordado e do PNO, o Ministério da Saúde não tem como garantir a distribuição de doses suficientes para completar o esquema vacinal de toda a população, além de prejudicar a imunização equânime em todo o país.
Campanha acelerada
Até agora, já são mais de 233,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 distribuídas para todo o país. Mais de 195 milhões já foram aplicadas: 82% da população adulta está vacinada com a primeira dose e 39,6% completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Autor
Maira Kempf
Em: 03/09/2021, 08:58

Prisão faz parte da Operação Cerco Fechado

Decisões unânimes rejeitam ações por suposto abuso de poder e irregularidades nas eleições de 2024; Justiça confirma resultados das urnas

Posse está marcada para 30 de abril, em Imbé

Funcionário deverá ser informado que pode se ausentar do trabalho por até 3 dias, a cada 12 meses, para fazer exames preventivos. Empresas também são obrigadas a divulgar aos funcionários informações sobre campanhas oficiais de vacinação

Os homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo, dano ao patrimônio público, furto qualificado, associação criminosa, além da recaptura de um foragido do sistema prisional, identificado durante consulta ao sistema.





