Rádio Querência

Fiocruz confirma mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Estado

No total, o Rio Grande do Sul possui 11 casos confirmados com a variante e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando oficialização da Fiocruz.
Fiocruz confirma mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Estado

 

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu a confirmação de mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quarta-feira (4/8). Um deles, de um residente de Gramado, já era considerado confirmado pelo Cevs, uma vez que apresentou resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) somado ao vínculo epidemiológico com um caso confirmado por sequenciamento genético completo da Fiocruz. Referem-se aos dois primeiros casos confirmados no Rio Grande do Sul dia 19 de julho.

O segundo caso confirmado também é contactante do primeiro paciente confirmado em Gramado. Os outros dois casos confirmados nesta quarta-feira são de residentes de Esteio e Sapucaia do Sul. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados de isolamento. No total, o Rio Grande do Sul possui 11 casos confirmados com a variante e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando oficialização da Fiocruz.

Onde estão os casos confirmados: Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia, Santana do Livramento e Nova Bassano.

Onde estão os casos identificados por sequenciamento parcial e aguardam confirmação da Fiocruz: Alvorada, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias Do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.

De acordo com o especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), Richard Steiner Salvato, os casos de Delta já correspondem a 15% das amostras sequenciadas pelo Cevs na última semana, “demonstrando a rápida disseminação dessa variante de preocupação no Estado”. O Cevs tem analisado por volta de 200 amostras semanalmente.

O que já sabemos sobre a Delta
A Delta, primeiramente identificada na Índia, é uma das chamadas “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern na sigla em inglês), pois são variações que trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante da Delta, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto a gravidade, ainda não há evidências de que a Delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Acompanhe as informações sobre o registro de variantes do coronavírus no painel de vigilância genômica da Secretaria da Saúde (SES).

O Cevs realiza, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial. As análises determinam se a amostra é uma provável variante de preocupação a partir da identificação de mutações específicas que são diferentes entre os tipos de vírus. Ao serem enviadas para a Fiocruz, as amostras passam por um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

M

Autor

Maira Kempf

Em: 04/08/2021, 12:05

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Últimas notícias
Motorista fica ferido após capotamento na ERS-518 entre Braga e Campo Novo
Motorista fica ferido após capotamento na ERS-518 entre Braga e Campo Novo

Veículo saiu da pista e caiu em barranco de aproximadamente três metros; condutor foi socorrido e transferido para hospital de Tenente Portela

Cresol Cooperar lança Plano Safra 2026/2027 e apresenta recursos para o público agro
Cresol Cooperar lança Plano Safra 2026/2027 e apresenta recursos para o público agro

Para o novo ano safra, sistema Cresol disponibilizará cerca de R$ 18 bilhões em recursos voltados a custeio e investimento rural

Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira
Inscrições para temporários da Brigada Militar terminam nesta quinta-feira

Prorrogadas, as inscrições devem ser feitas até as 17h de hoje pelo site da Fundatec; processo oferece mais de 600 vagas no Rio Grande do Sul.

Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo
Trabalhador de 53 anos morre após ser atingido por galho na BR-386 em Pouso Novo

Vítima realizava manutenção na rede elétrica às margens da rodovia quando o acidente aconteceu; sepultamento ocorre nesta tarde em Colinas.

Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto
Estão abertas as inscrições para o 10º Cantinho Nativo de Santo Augusto

Evento corre em agosto, paralelamente ao 17º Canto Nativo; as inscrições vão até o dia 23 de julho.

Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos
Senado aprova "Pix Pensão" para transferência automática de alimentos

Nova regra automatiza o desconto direto em conta bancária e segue para sanção presidencial

Fiocruz confirma mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Estado | Rádio Querência