Reajuste da tabela do frete entra em vigor no dia 20 de julho
Reajustes nos fretes rodoviários variam conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo de operação
15/07/2021 08:32 por Maira Kempf
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) publicou nessa quarta-feira (14) tabela com os novos preços mínimos de frete rodoviário, com reajuste médio de 5,8%. Os efeitos dos reajustes nos fretes, porém, variam conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo de operação.
A atualização dos valores está na edição do DOU (Diário Oficial da União) e entra em vigor a partir da próxima terça-feira (20 de julho).
Pela legislação, a agência reguladora tem de reajustar os valores do frete a cada seis meses - em janeiro e julho de cada ano - ou sempre que a oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional for 10% superior ao preço considerado na planilha para os cálculos, tanto para mais quanto para menos.
Segundo a ANTT, o reajuste considera o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), inflação oficial do País, acumulado no período de dezembro de 2020 a maio de 2021, de 4,61%. Também leva em conta a atualização do valor do óleo diesel S10 para R$ 4,568 por litro - que corresponde aos valores apurados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural) no período de 13 a 18 de junho.
ANTT/ R7
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.