Rádio Querência

Disque 188 oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio

A OMS divulgou uma orientação para reduzir a taxa de suicídio em um terço até 2030 ao redor do mundo
Disque 188 oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou uma orientação (disponível aqui) para reduzir a taxa de suicídio em um terço até 2030 ao redor do mundo. Somente em 2019, segundo a organização, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma pessoa a cada 100 mortes.

O alto número de vítimas foi ponto de partida para o anúncio e produção de novas orientações com o objetivo de ajudar os países a melhorarem — ou colocarem em prática — o atendimento e prevenção ao suicídio, e alcançarem a meta no tempo estipulado.

Estimativas feitas pela OMS e reunidas no relatório "Suicídio em todo o mundo em 2019", divulgado no último mês, apontaram que esse tipo de morte é uma das principais ocorrências de óbito em todo o planeta. Em uma comparação, mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, homicídio e câncer de mama.

O suicídio foi a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos precedido de mortes por acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Com relação ao sexo das vítimas, o relatório apontou que homens morrem por suicídio mais do que o dobro que as mulheres — sendo 12,6 homens e 5,4 mulheres vítimas de suicídio a cada 100 mil mortes.

"Não podemos — e não devemos — ignorar o suicídio. Cada um é uma tragédia. Nossa atenção à prevenção do suicídio é ainda mais importante agora, depois de muitos meses convivendo com a pandemia da covid-19, com muitos dos fatores de risco para suicídio — perda de emprego, estresse financeiro e isolamento social — ainda muito presentes. A nova orientação que a OMS está lançando fornece um caminho claro para intensificar os esforços de prevenção do suicídio", disse o Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-Geral da OMS.

Aumento da taxa nas Américas e orientações

Apesar da redução na taxa de mortes globalmente, o número de mortes por suicídio está aumentando nas Américas. De 2000 a 2019, a taxa global caiu 36%, mas aumentou 17% nas Américas no mesmo período, informou a organização. A OMS ainda ressaltou que mesmo que muitos países tenham colocado a pauta de prevenção do suicídio em suas agendas, "muitos permanecem não comprometidos". Hoje, somente 38 países são conhecidos por terem uma estratégia abrangente de prevenção a esse tipo de morte. 

Entre as orientações no relatório da OMS estão: limitar o acesso a mecanismos que podem ser usados na prática do suicídio, relato responsável dos meios de comunicação ao tratarem desta questão, serviços de apoios socioemocional para adolescentes, e a identificação precoce, gestão e acompanhamento de pessoas que tenha pensamentos ou comportamentos suicidas.

Neste último ponto, a OMS destaca a importância da formação e treinamento de profissionais da saúde e trabalhadores de serviços de emergência para a identificação das pessoas com essas condições. A nova orientação ainda traz exemplos de mecanismos usados para a prevenção ao suicídio em países como Austrália, Gana, Índia, Iraque, Guiana, EUA e Suécia.

O texto explica que as medidas podem ser utilizadas nacionalmente, mas também localmente e até mesmo em ONGs (organizações não governamentais). "Embora uma estratégia nacional abrangente de prevenção do suicídio deva ser o objetivo final de todos os governos, iniciar a prevenção do suicídio com intervenções [indicadas nas orientações do relatório] pode salvar vidas", finalizou Alexandra Fleischmann, especialista em prevenção ao suicídio da OMS.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.

 

 

 

Fonte: Agência Senado/ UOL NOTÍCIAS

M

Autor

Maira Kempf

Em: 05/07/2021, 06:53

Mais lidas
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo
Homem é encontrado morto com marcas de tiros dentro de veículo em Campo Novo

Corpo foi localizado na tarde deste sábado em uma estrada vicinal que conecta a BR-468 à Vila Industrial, mobilizando autoridades policiais na Região Celeiro.

Vítima de execução em Campo Novo é identificada
Vítima de execução em Campo Novo é identificada

Cassiano dos Santos Pinheiro, de 27 anos, foi encontrado morto a tiros dentro de veículo; polícia investiga o caso e despedida ocorre em Rincão Reúno.

Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto
Homem de 29 anos é a vítima fatal de homicídio em Santo Augusto

Robson Oliveira dos Santos foi executado a tiros após desentendimento em um bar na avenida central; autor fugiu e o caso é investigado.

Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto
Polícia captura suspeito de assassinar Robson Oliveira dos Santos em Santo Augusto

Operação conjunta efetuou a prisão na tarde desta terça-feira. Crime ocorreu em um bar na madrugada do último sábado (10), vitimando Robson Oliveira dos Santos, de 29 anos.

Campanha solidária busca ajuda para custear cirurgia cerebral urgente de Dra. Direlis
Campanha solidária busca ajuda para custear cirurgia cerebral urgente de Dra. Direlis

Mobilização realizada por amigos da Planaseg Santo Augusto busca arrecadar recursos para tratamento de grave problema neurológico.