Rádio Querência

RS passa a vacinar todas as gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades

A medida se deve ao agravamento da pandemia e ao crescente aumento da mortalidade materna registrada no Estado devido à Covid-19
RS passa a vacinar todas as gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades

 

Todas as gestantes e puérperas maiores de 18 anos, com ou sem comorbidades, foram incluídas na vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma população estimada em 117.541 mulheres que podem ser imunizadas com as vacinas Coronavac e Pfizer. A inclusão deste grupo no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 foi recomendada em nota conjunta publicada pela Secretaria da Saúde (SES) e Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs).

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), Ana Costa, a medida se deve ao agravamento da pandemia e ao crescente aumento da mortalidade materna registrada no Estado devido à Covid-19. “Gestantes e puérperas correm mais riscos de apresentarem complicações com a doença, e os números de casos neste grupo são impactantes do ponto de vista epidemiológico”, afirma.

A última edição do Boletim Epidemiológico de Mortalidade Materna e Infantil do Rio Grande do Sul, publicada neste mês, informa que, de janeiro a abril deste ano, o Rio Grande do Sul registrou 35 óbitos maternos por Covid-19. Durante todo o ano de 2020, foram seis casos.

Em 2021, considerando apenas o primeiro quadrimestre, o mesmo sistema registrou um total de 406 internações entre gestantes e puérperas no Estado. Foram confirmados 323 casos de Covid-19, incluídos aqueles que estão em andamento ou encerrados. Entre os casos, há 106 internações em UTI, sendo que 87 foram finalizadas, com 54 curados e 33 mortes, somados a dois óbitos sem internação em UTI.

Para serem imunizadas contra a Covid-19, as gestantes devem levar ao posto de vacinação o cartão pré-natal ou um exame laboratorial/ecográfico comprovando a gestação. As puérperas devem levar documento de registro de alta hospitalar pós-parto ou certificado de nascimento.

O documento publicado pela SES e Sogirgs também recomenda que todos os médicos e profissionais de saúde sejam estimulados a divulgar a campanha de vacinação contra o coronavírus para as gestantes e puérperas. O texto também reforça a importância do uso de máscaras, álcool gel, higiene e lavagem das mãos, isolamento e distanciamento social durante a gestação e puerpério para o enfrentamento da pandemia.

• Leia o documento Recomendação sobre a inclusão de gestantes e puérperas sem comorbidades no PNI.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

M

Autor

Maira Kempf

Em: 24/06/2021, 05:55

Mais lidas
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população

Entre as orientações estão embrulhar os cacos de vidro em papel grosso, jornal ou papelão, acondicionar em caixas ou recipientes resistentes e, sempre que possível, identificar o material como sendo vidro.

Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest
Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest

É a primeira vez que o filho de Jair Bolsonaro ultrapassa o presidente numericamente

Últimas notícias
Frederico Westphalen: 22 médicos do Hospital Divina Providência entregam pedido de rescisão de contrato
Frederico Westphalen: 22 médicos do Hospital Divina Providência entregam pedido de rescisão de contrato

Conforme o sindicato, o presidente do Simers levou os documentos em reunião com o prefeito e a administradora do Hospital, que não quiseram assinar.; Município divulgou nota de esclarecimento

Homem morre em grave acidente na ERS-155 entre Ajuricaba e Santo Augusto
Homem morre em grave acidente na ERS-155 entre Ajuricaba e Santo Augusto

A vítima foi identificada como Claudir Josino de Castro, de 62 anos.

Governo do Estado confirma primeiro óbito por dengue do ano no RS
Governo do Estado confirma primeiro óbito por dengue do ano no RS

Idosa de 83 anos, com comorbidades, era residente de Jacutinga e faleceu na quarta (15)

Medicamento contra progressão do Alzheimer chega ao País em junho
Medicamento contra progressão do Alzheimer chega ao País em junho

Para um mês de tratamento, o preço do medicamento, com taxas e impostos, pode chegar a custar R$ 11 mil