Início Notícia Voltar

Solenidade de posse registra a instalação da Academia Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio)

A atuação da Alenrio se dará especialmente no incentivo aos autores e na formação de novos leitores

10/06/2021 11:49 por Maira Kempf


CapaNoticia

Foto: Divulgação


 

No dia 9 de junho, ocorreu a solenidade de instalação da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio). A partir de uma iniciativa inédita, a região noroeste passou a abrigar a entidade fundada em 5 de dezembro de 2020. Na oportunidade, foi feita a posse e a apresentação dos membros titulares e dos patronos, acadêmicos Renato Pereira (Cadeira n° 10: Patrono: Professor Romualdo Justmann Clauss), Tanize Tomasi (Cadeira n° 3: Patrono: Luiz Forigo), Cleci Maria Scheid (Cadeira nº 7: Patrono: Padre Pedro Stoelben), Gretel Priebe (Cadeira nº 5: Patrono: Pastor Alberto Lehenbauer), Nair Carpenedo (Cadeira nº 9: Patrono: Prefeito João Puhl), Rejane Fiepke Carpenedo (Cadeira nº 1: Patrono: Gustavo Priebe), Teresinha Servat Gazola (Cadeira nº 4: Patrono: Prefeito Artur Fronza), Sadi Camera (Cadeira nº 6: Patrono: Professor Pedro Concli) e Danilo Fagundes (Cadeira nº 08: Patrono: Santino Oliveira Ferreira), que receberam a outorga simbólica da imortalidade acadêmica.

O evento, que foi transmitido ao vivo na internet e pelo rádio, com a cobertura de parceiros espalhados por toda a região noroeste, teve a participação de inúmeras lideranças municipais, estaduais e federais, que enviaram mensagens de reconhecimento e apoio. De acordo com Gabriella Meindrad, secretária adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, a participação dos escritores é fundamental para o processo de construção e valorização da cultura, da formação da nossa identidade e da preservação da memória, pois é com a literatura que nós enxergamos mais longe com discernimento e sabedoria.

Histórico da Alenrio

A Alenrio foi idealizada pelos escritores Renato Pereira e Tanize Tomasi, que vislumbraram uma confraria de autores e obras da região noroeste, visando a reunião de pessoas dedicadas a pensar as letras em suas mais distintas nuances, que tivesse como objetivo trabalhar em prol da valorização e divulgação da literatura, bem como, de zelar pela formação de novos leitores e escritores. “Mais do que reunir pessoas do segmento literário, a Academia tem como missão contribuir com o acesso e a democratização da literatura. A atuação da Alenrio se dará especialmente no incentivo aos autores e na formação de novos leitores. Além de identificar os autores locais, a expansão da academia ocorrerá para toda a Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A reunião de autores, de obras e de outras pessoas de reconhecido mérito contribuirá para a elevação das letras e das artes do território gaúcho. A abertura de novas vagas se dará por meio de edital”, ressaltam Renato e Tanize.

 

Assista a live da solenidade de instalação da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul

Informações Alenrio



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5