Escola São João será a primeira instituição Cívico-Militar de Santo Augusto
Militares da reserva atuarão na função de monitor cívico-militar
20/05/2021 10:20 por Maira Kempf
Foto: Leo Juliani
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 20, a Prefeita de Santo Augusto, Lilian Fontoura Depiere e a Secretária de Educação e Cultura — SMEC Eliane Paier anunciaram os detalhes sobre a criação de uma Escola Cívico-Militar no município.
De acordo com a Prefeita, a instituição contemplada para implantar esse projeto do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Educação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, localizada no bairro São João.
O referido projeto, criado pelo deputado Tenente Coronel Zucco (PSL) permite a utilização de servidores reservistas das corporações militares estaduais nas funções de monitor cívico-militar para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da rede pública municipal.
Segundo a Secretária Eliane, o diferencial será o apoio dos militares que estarão presentes no educandário, atuando como monitores com foco principalmente no aspecto da cidadania, organização, disciplina e segurança. O projeto pedagógico e administrativo da Escola será mantido, com algumas alterações no regimento interno.
A Escola São João atende em torno de 300 alunos. O projeto exige um militar para cada 100 alunos, portanto, três militares da reserva atuarão na instituição. Os militares passarão por treinamento e capacitação. O custo do município, segundo a prefeita, além do uniforme, será pagar o diferencial no salário dos militares.
Uma das dúvidas é quanto aos alunos que serão beneficiados. Neste primeiro momento não haverá seleção e todos aqueles que estão matriculados na Escola São João iniciarão o projeto.
O município está na fase de adesão ao projeto e a partir de agora ocorrem os trâmites burocráticos, para após marcar a inauguração da Escola. "Nossa expectativa é implantar e inaugurar o projeto-piloto até o mês de setembro deste ano", finalizou a Prefeita Lilian.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.