Rádio Querência

Estado convoca idosos e professores gaúchos para se vacinar contra a gripe

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na terça-feira
Estado convoca idosos e professores gaúchos para se vacinar contra a gripe

 

Idosos e professores já podem se vacinar contra a gripe nos postos de saúde e salas de vacinas gaúchos. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na terça-feira (11/5), abrangendo 2,2 milhões de pessoas desses dois grupos prioritários no Rio Grande do Sul. As pessoas do grupo da primeira fase – crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas – que ainda não se vacinaram poderão buscar a imunização.

A meta de vacinação da campanha é atingir 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Até a manhã desta quarta-feira (12/5), no Estado, foram aplicadas 540.819 doses da vacina contra a gripe, o que representa 10,8% da população-alvo, índice um pouco maior que a média nacional (9,9%). A campanha seguirá até o dia 9 de julho.

Acompanhe aqui o vacinômetro da gripe.

Cronograma e grupos prioritários

1ª etapa: 12 de abril a 10 de maio
Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos – 765.827
Gestantes e puérperas – 117.541
Trabalhadores da saúde – 361.210
Povos indígenas – 30.347

2ª etapa: 11 de maio a 8 de junho
Pessoas acima dos 60 anos – 2.143.707
Professores – 141.254

3ª etapa: 9 de junho a 9 de julho
Pessoas com comorbidades – 777.224
Pessoas com deficiência permanente – 399.436
Caminhoneiros – 111.289
Trabalhadores de transporte coletivo – 42.831
Trabalhadores portuários – 4.051
Forças de segurança e salvamento – 31.489
Forças Armadas – 38.899
Funcionários do sistema prisional – 4.881
População privada de liberdade – 40.099

Vacinômetro
Dados da Campanha de Vacinação contra a Gripe 2021 estão disponíveis neste link. Os dados são atualizados conforme os municípios alimentam o sistema de informações.

Dia D e operacionalização da vacinação
Municípios têm autonomia para definir a data do Dia D de mobilização da vacinação contra a Gripe – um sábado em que os postos de saúde e casas de vacina se mantêm abertos para garantir a vacinação dos grupos prioritários. Possuem autonomia também, de acordo com a realidade local e recursos disponíveis, para definir as estratégias para alcançar o público-alvo, locais e equipes de profissionais convocados. O Estado recomenda, porém, utilizar sistema de agendamento, horário estendido nas Unidades de Saúde, parcerias com instituições e outros setores, vacinação fora dos postos e busca ativa. Também é necessário organizar a vacinação de modo a evitar aglomerações e realizar demais ações para prevenir o contágio de Covid.

Carteirinha de vacinação
Público deve levar sua carteira de vacinação. Vacinadores podem aproveitar a oportunidade para colocar os esquemas de vacinação das crianças em dia.

Composição da vacina
Em 2021, a vacina contra a gripe protege contra as cepas de Influenza:

- A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09
- A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2)
- B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Vacinação de crianças
Para crianças que estiverem recebendo a vacina contra a gripe pela primeira vez, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.

Vacinação contra a gripe x Covid
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid com outras. Por isso, a recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

M

Autor

Maira Kempf

Em: 12/05/2021, 12:19

Últimas notícias
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Loja Tolotti celebra 52 anos de história e tradição em Santo Augusto com promoções especiais
Loja Tolotti celebra 52 anos de história e tradição em Santo Augusto com promoções especiais

Em entrevista à Rádio Querência, o empresário Paulo Ricardo Tolotti destacou o legado da família, a relação de proximidade com os clientes e as ofertas exclusivas do mês de aniversário.

Incêndio destrói apartamento em propriedade rural na BR-386 em Boa Vista das Missões
Incêndio destrói apartamento em propriedade rural na BR-386 em Boa Vista das Missões

Fogo concentrado no segundo pavimento mobilizou os bombeiros de Palmeira das Missões na madrugada desta quinta-feira e causou apenas danos materiais

Homem é preso em flagrante após matar mulher atropelada em Três de Maio
Homem é preso em flagrante após matar mulher atropelada em Três de Maio

Crime ocorreu no bairro Primavera após uma discussão na madrugada desta quinta-feira

TRE-RS determina afastamento do prefeito e vice de Palmeira das Missões
TRE-RS determina afastamento do prefeito e vice de Palmeira das Missões

Presidente da Câmara assume a prefeitura interinamente enquanto o caso segue para o TSE