Rádio Querência

Polícia deflagra operação ANDROID – FASE IX

Diversos Mandados de Prisão Preventiva estão sendo cumpridos em presídios do Estado
Polícia deflagra operação ANDROID – FASE IX
Foto: Divulgação/ Polícia Civil

 

Nesta quarta-feira, 14, a Polícia Civil, com apoio da SUSEPE, deflagrou a IX Fase da OPERAÇÃO ANDRÓID. Estão em cumprimento 25 Mandados de Prisão Preventiva decretados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. As ordens estão em execução na Cadeia Pública de Porto Alegre, nas Penitenciárias Estadual Jair Fiorin, de Montenegro, e Modulada de Ijuí, e nos Presídios Estaduais de Carazinho, Cruz Alta, São Borja, São Luiz Gonzaga e Três Passos. Dois dos Mandados já foram cumpridos pela Brigada Militar.

Segundo o Delegado de Polícia Vilmar Alaídes Schaefer, coordenador das investigações, é o fechamento de uma longa e ampla investigação que se iniciou em meados de 2017 a partir da Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, e que foi concebida para, em toda Região Celeiro, desmantelar complexas e capilarizadas ações de narcotraficância de drogas (e crimes conexos) praticadas por indivíduos integrantes de organização criminosa comandada do interior de Casas Prisionais, onde se encontram recolhidos seus principais líderes.

Ao longo das investigações globais, que teve a participação e apoio da Brigada Militar, e da Polícia Rodoviária Federal, foram efetuadas mais de duzentas prisões, dentre outros, foram apreendidos mais de duzentos quilos de drogas ilícitas, veículos, armas de fogo, munições e farto material para a traficância de drogas em Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Lajeado, Dois Irmãos, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo, Charqueadas e Santiago.

Durante as investigações restou evidenciado que lideranças, do interior de estabelecimentos prisionais, de forma estruturada e hierarquizada, comandaram toda a cadeia de distribuição de drogas ilícitas desde o transporte, separação e fracionamento, até alcançar, metodicamente, lideranças regionais e locais responsáveis pela venda a usuários. As lideranças regionais eram responsáveis por recepcionar e distribuir as drogas, oriundas do Vale dos Sinos, a traficantes locais de Cidades da Região Celeiro, controlados de forma rígida de dentro de Presídios, fazendo funcionar as chamadas “bocas de fumo”, abastecidas, também, por aparato bélico. O fenômeno, então novo na Região, foi marcado por intensa disputa de territórios de tráfico e “ajustes de contas” entre traficantes, em que a violência e intimidação empregada acabou culminando em homicídios tentados e consumados entre traficantes. No período inicial também se verificou acentuado recrudescimento de crimes contra o patrimônio, principalmente furtos de motos e roubos ocorridos na Região por integrantes da organização criminosa.

Dezenas de inquéritos policiais foram instaurados na Delegacia de Polícia Regional e Delegacias da região, e concluídos – todos já distribuídos ao Poder Judiciário em diversas Comarcas da Região Celeiro e outras do Estado, em que foram apuradas condutas que alcançaram crimes de homicídios, roubos, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, e agora, por fim, infrações penais tipificadas na Lei de Organização Criminosa.

O delegado Vilmar ressaltou que a presente fase engloba somente a execução de Mandados de Prisão Preventiva.

Com a supervisão geral da Delegada de Polícia Regional, Dra. Cristiane de Moura e Silva Braucks, as investigações, que tiveram a chancela e o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, foram globalmente coordenadas pelo Delegado de Polícia Vilmar Alaídes Schaefer, e sua Equipe, se incluindo ações conjuntas e integradas que também se desenvolveram em Delegacias de Polícia da 22ª Região Policial de Três Passos (RS) - coordenadas pelos Delegados de Polícia William Garcez, Gustavo Fleury da Silva, Marion Volino, Roberto Audino, e suas Equipes, e pela DP/Montenegro (RS), coordenada pelo Delegado de Polícia Paulo Ricardo Costa, e sua Equipe.

 

Fonte: Polícia Civil

M

Autor

Maira Kempf

Em: 14/04/2021, 05:30

Mais lidas
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana
Médica natural de São Martinho auxilia em parto na porta de hospital em Uruguaiana

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações
AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto
Grupo de Oração São Francisco de Assis vai celebrar 12 anos com Tarde de Louvor em Santo Augusto

Programação especial acontece no dia 28 de fevereiro, na Capela São Francisco, com pregação do Côn. Jocemar Fontana e animação do Ministério Anjo Guardião, de Ijuí.

Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone
Prefeitura de Sede Nova entrega casas reconstruídas a famílias atingidas pelo ciclone

Residências de Cionara Klein e Valdemar Lopes foram destruídas no desastre de julho de 2023 e reconstruídas com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Município

Brigada Militar prende dois indivíduos por extração irregular de madeira nas proximidades da Terra Indígena do Guarita
Brigada Militar prende dois indivíduos por extração irregular de madeira nas proximidades da Terra Indígena do Guarita

No local, os policiais também efetuaram a apreensão de um trator, um caminhão e da madeira que havia sido extraída de forma ilegal.

Anuncie aqui
Últimas notícias
Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga
Nova ponte sobre o Rio Turvo é inaugurada e fortalece ligação entre Campo Novo e Braga

Obra entregue pela Administração Municipal com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza impulsiona a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região

Eduardo Leite e Gabriel Souza participarão da ExpoAgro neste sábado
Eduardo Leite e Gabriel Souza participarão da ExpoAgro neste sábado

Leite e Gabriel também irão inaugurar a ponte sobre o Rio Turvo, na ERS-518

AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações
AME+ conquista sede própria em Santo Augusto e projeta ampliação de ações

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

Recorde nacional no Concurso Leiteiro é alcançado durante a ExpoAgro Cotricampo
Recorde nacional no Concurso Leiteiro é alcançado durante a ExpoAgro Cotricampo

Limalha Colonel da Ventana, da Cabanha Ventana, tem o novo recorde nacional de produção da Raça Jersey - Vaca Jovem

Polícia investiga suspeita de agressão a aluno em escola infantil de Espumoso; professora é afastada
Polícia investiga suspeita de agressão a aluno em escola infantil de Espumoso; professora é afastada

Família de menino de três anos registrou ocorrência após notar hematomas. Município diz que medidas administrativas já foram tomadas