Rádio
Nenhum programa no ar
Indígena é preso por promover festas clandestinas em aldeia
O Ministério Público de Tenente Portela, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil, cumpriu mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos que promovia festas clandestinas no Setor Indígena de Pedra Lisa, em Tenente Portela. Na operação, desencadeada na tarde desta sexta-feira, 26 de março, foram apreendidos celulares e outros objetos para extração de dados.
Os mandados foram autorizados pela Justiça local após medida cautelar criminal ajuizada ontem, 25 de março, pelo promotor de Justiça Miguel Germano Podanosche. “Desde o ano passado, tínhamos informações de que havia um bar no interior da reserva promovendo festas semanais, sempre nas noites de sextas-feiras. Ouvimos diversas autoridades municipais e indígenas e ficou bem claro que o sujeito foi advertido várias vezes para parar, mas não obedeceu. Então, a gente entendeu que não se trata apenas de descumprimento de medidas sanitárias, mas sim, de crime de epidemia. Afinal, a partir do momento em que há um vírus se alastrando com tamanha velocidade e com especial nocividade a indígenas, a realização de festas naquele local leva à conclusão de que o agente, pelo menos, assumiu o risco de produzir novas infecções”, explica o promotor.
O crime de epidemia é considerado hediondo e consta no artigo 267 do Código Penal, podendo ser imputado a quem causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos. A pena de reclusão é de 10 a 15 anos e pode ser dobrada se resultar em morte.
Advertências reiteradas
Em julho do ano passado, uma decisão judicial determinou a apreensão de diversos aparelhos de som utilizados nessas festas e eventos por solicitação do Ministério Público. O promotor ofereceu denúncia contra o indígena e o imputou contravenção penal de perturbação do sossego e crime de infringência de determinação do Poder Público destinada a conter a propagação de agente patógeno.
A prisão, agora, justifica-se porque a apreensão dos equipamentos sonoros e o oferecimento da denúncia criminal não foram suficientes para conter o ímpeto do investigado, que continuava a promover eventos clandestinos. Testemunhas relatam que as festas chegam a reunir mais de 200 pessoas, entre as quais estão indígenas do próprio setor, indígenas de outros setores e pessoas não aldeadas. As provas colhidas na operação desta sexta-feira servirão de embasamento para uma futura denúncia do Ministério Público.
Fonte: Ministério Público
Autor
Maira Kempf
Em: 26/03/2021, 12:19

A médica Ana Elisa Hartmann, natural de São Martinho, foi fundamental para garantir que o nascimento ocorresse com segurança, mesmo antes da gestante conseguir entrar na maternidade.

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

Programação especial acontece no dia 28 de fevereiro, na Capela São Francisco, com pregação do Côn. Jocemar Fontana e animação do Ministério Anjo Guardião, de Ijuí.

Residências de Cionara Klein e Valdemar Lopes foram destruídas no desastre de julho de 2023 e reconstruídas com recursos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Município

Confrontos foram marcados por equilíbrio e boas disputas; partidas de volta acontecem nesta sexta-feira, em Pedro Paiva, definindo os semifinalistas.

Novo espaço será utilizado para projetos terapêuticos, oficinas e musicoterapia; entidade reforça pedido de apoio da comunidade

Limalha Colonel da Ventana, da Cabanha Ventana, tem o novo recorde nacional de produção da Raça Jersey - Vaca Jovem

Família de menino de três anos registrou ocorrência após notar hematomas. Município diz que medidas administrativas já foram tomadas

Leite e Gabriel também irão inaugurar a ponte sobre o Rio Turvo, na ERS-518

Nesta sexta-feira também ocorre a abertura oficial da feira, com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais

