Rádio Querência

Secretários Estaduais de Saúde pedem toque de recolher nacional

Conass divulgou carta sugerindo medidas urgentes para evitar caos na rede pública e privada de saúde de todo o país.
Secretários Estaduais de Saúde pedem toque de recolher nacional

 

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou nesta segunda-feira (1) uma carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde diante do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil.

Em resumo, o Conass afirma que:

 

  1. Brasil vive pior momento da pandemia, com patamares altos em todas as regiões
  2. Falta condução nacional unificada e coerente da reação à pandemia
  3. É preciso proibir eventos presenciais, inclusive atividades religiosas
  4. É preciso suspender aulas presenciais em todo o país
  5. É preciso adotar toque de recolher nacional; fechar bares e praias
  6. É preciso ampliar testagem e acompanhamento dos infectados
  7. e criar um Plano Nacional de Comunicação para esclarecer a população da gravidade da situação

Veja abaixo a íntegra da carta:

"CARTA DOS SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SAÚDE À NAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil vivencia, perplexo, o pior momento da crise sanitária provocada pela COVID-19. Os índices de novos casos da doença alcançam patamares muito elevados em todas as regiões, estados e municípios. Até o presente momento, mais de 254 mil vidas foram perdidas e o sofrimento e o medo afetam o conjunto da sociedade.

A ausência de uma condução nacional unificada e coerente dificultou a adoção e implementação de medidas qualificadas para reduzir as interações sociais que se intensificaram no período eleitoral, nos encontros e festividades de final de ano, do veraneio e do carnaval. O relaxamento das medidas de proteção e a circulação de novas cepas do vírus propiciaram o agravamento da crise sanitária e social, esta última intensificada pela suspensão do auxílio emergencial.

O recrudescimento da epidemia em diversos estados leva ao colapso de suas redes assistenciais públicas e privadas e ao risco iminente de se propagar a todas as regiões do Brasil. Infelizmente, a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas ainda não permitem que esse quadro possa ser revertido em curto prazo.

O atual cenário da crise sanitária vivida pelo país agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para sua superação. Assim, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) manifesta-se pela adoção imediata de medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde, a saber:

a) Maior rigor nas medidas de restrição das atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região, avaliadas semanalmente a partir de critérios técnicos, incluindo a restrição em nível máximo nas regiões com ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos. Para tanto, são necessárias:

 

  • A proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional;
  • A suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país;
  • O toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana;
  • O fechamento das praias e bares;
  • A adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado;
  • A instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerados o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual;
  • A adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos;
  • A ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos;

b) O reconhecimento legal do estado de emergência sanitária e a viabilização de recursos extraordinários para o SUS, com aporte imediato aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde para garantir a adoção de todas as medidas assistenciais necessárias ao enfrentamento da crise;

c) A implementação imediata de um Plano Nacional de Comunicação, com o objetivo de reforçar a importância das medidas de prevenção e esclarecer a população;

d) A adequação legislativa das condições contratuais que permitam a compra de todas as vacinas eficazes e seguras disponíveis no mercado mundial;

e) A aprovação de um Plano Nacional de Recuperação Econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial.

Entendemos que o conjunto de medidas propostas somente poderá ser executado pelos governadores e prefeitos se for estabelecido no Brasil um “Pacto Nacional pela Vida” que reúna todos os poderes, a sociedade civil, representantes da indústria e do comércio, das grandes instituições religiosas e acadêmicas do País, mediante explícita autorização e determinação legislativa do Congresso Nacional.

Carlos Lula

Presidente do Conass"

 

M

Autor

Maira Kempf

Em: 01/03/2021, 13:52

Mais lidas
Speroni Odontologia reinaugura em novo espaço após 16 anos de história
Speroni Odontologia reinaugura em novo espaço após 16 anos de história

Clínica amplia estrutura, passa a oferecer mais conforto, qualidade e novos atendimentos à comunidade

Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população

Entre as orientações estão embrulhar os cacos de vidro em papel grosso, jornal ou papelão, acondicionar em caixas ou recipientes resistentes e, sempre que possível, identificar o material como sendo vidro.

Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest
Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest

É a primeira vez que o filho de Jair Bolsonaro ultrapassa o presidente numericamente

Últimas notícias
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população

Entre as orientações estão embrulhar os cacos de vidro em papel grosso, jornal ou papelão, acondicionar em caixas ou recipientes resistentes e, sempre que possível, identificar o material como sendo vidro.

Bancos funcionarão normalmente na segunda-feira, véspera do feriado de Tiradentes
Bancos funcionarão normalmente na segunda-feira, véspera do feriado de Tiradentes

Bancos abrem na segunda e fecham no feriado de Tiradentes, retomando atendimento na quarta-feira

Família Aguiar: polícia apresenta conclusão do inquérito com seis indiciamentos
Família Aguiar: polícia apresenta conclusão do inquérito com seis indiciamentos

Inquérito foi entregue ao Ministério Público nesta sexta-feira (17) pelo delegado do caso.

Memorial idealizado pelo deputado Pompeo de Mattos vai resgatar a história política de Santo Augusto
Memorial idealizado pelo deputado Pompeo de Mattos vai resgatar a história política de Santo Augusto

Espaço deverá ser inaugurado em maio e reunirá a trajetória de lideranças, mandatos e marcos históricos do município

Santo Augusto é reconhecido no Estado pelo Programa de Educação Empreendedora, Financeira e Fiscal
Santo Augusto é reconhecido no Estado pelo Programa de Educação Empreendedora, Financeira e Fiscal

O prêmio reconhece prefeituras do Rio Grande do Sul que desenvolvem projetos voltados ao estímulo do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento econômico local.

Secretários Estaduais de Saúde pedem toque de recolher nacional | Rádio Querência