Prefeita Lilian fala sobre aglomerações em Santo Augusto
Prefeitura esclareceu liberação dada ao CTG Pompílio Silva para realização de programação na Estância de Rodeios
10/02/2021 08:46 por Maira Kempf
Entrevista realizada com a Prefeita, Lilian Fontoura, Assessora Jurídica, Sabrina Tomelero, Secretária de Saúde, Carolina Vieira Reineher e servidora da Vigilância Sanitária, Clarice dos Santos. Foto: Maira Kempf
Esteve em pauta na manhã desta quarta-feira, 10, durante entrevista na rádio Querência com representantes da Prefeitura de Santo Augusto, o retorno do município aos protocolos da bandeira vermelha no Mapa do Distanciamento Controlado. Isso se deu devido aos dois recentes óbitos de pacientes de Santo Augusto por Covid-19. Para a Prefeita Lilian Fontoura Depiere, o momento é de cuidado e atenção.
“Todos nós, de uma certa forma, demos uma certa relaxada nestas últimas semanas, por estarmos em bandeira laranja [...], mas nós temos que nos conscientizar que todos esses cuidados são para evitar um surto por causa do sistema de saúde. O nosso maior medo é não ter leitos para todos que precisam. [...] nosso trabalho não é fechar o comércio, mas conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários, disse.
Santo Augusto tem 44 pacientes com o vírus causador da doença ativo no organismo. A Secretária de Saúde, Carolina Vieira Reineher, destacou que mesmo com a vacina, todos devem se cuidar e diante de qualquer sintoma, devem se isolar e entrar em contato com a Secretaria de Saúde. Nesta quinta-feira, 11, terá início em Santo Augusto a vacinação dos idosos acima de 85 anos.
Outro assunto abordado durante a entrevista foram as aglomerações que estão ocorrendo e têm sido motivo de reclamações. A Prefeita disse que é sabedora das aglomerações, mas falta estrutura humana para fiscalizar todas as denúncias, e por isso pediu conscientização. São apenas dois servidores no setor de fiscalização. Em ambientes públicos, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a responsabilidade sobre a fiscalização é da Brigada Militar, que também tem efetivo reduzido. Por fim, Lilian destacou que se for necessário tomar medidas mais drásticas, como a aplicação de sanções, elas serão adotadas.
Especificamente em relação a programação do CTG Pompílio Silva, que será realizada no próximo fim de semana na Estância de Rodeios, a Assessora Jurídica da Prefeitura, Sabrina Tomelero, esclareceu que se trata de uma modalidade esportiva e que houve liberação por parte do Estado. Todas as medidas de prevenção à propagação do vírus deverão ser adotadas pelos organizadores. Equipes da Secretaria de Saúde e Brigada Militar estarão fiscalizando. Não será permitido o acesso do público à Estância.
Denúncias na vigilância sanitária podem ser feitas pelos números: 9-9732-6031 ou 9-9626-6802 (Plantão Covid-19).
Participe do grupo do whatsApp da Rádio Querência e receba todas as notícias. CLIQUE AQUI!
Confira a entrevista:
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.