Rádio
Nenhum programa no ar
Fiocruz deve pedir uso emergencial da vacina de Oxford até sexta-feira
O governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), afirmou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará o pedido de uso emergencial da vacina de Oxford contra a covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até a próxima sexta-feira (8). O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
Como o prazo da Anvisa para avaliar uso emergencial de vacinas é de até dez dias, a expectativa é que a autorização para esse tipo de aplicação pela Fiocruz saia até 18 de janeiro. Entre três possibilidades de datas do Ministério da Saúde para iniciar a imunização nacional contra o novo coronavírus, a mais otimista veria a partida dada em 20 de janeiro.
Em reunião de Dias, que também ocupa a presidência do Consórcio do Nordeste, com representantes da Fiocruz e da AstraZeneca nesta quarta-feira (6), o piauiense ouviu a confirmação de que a biofarmacêutica entregará, ainda em janeiro, 2 milhões de doses prontas da vacina fabricadas na Índia. Além delas, o petista relatou que o laboratório brasileiro receberá, já a partir de janeiro, o princípio ativo do imunizante para produzi-lo em sua fábrica no Rio de Janeiro (RJ).
"A Fiocruz vai receber, a partir de janeiro, 15 milhões de doses, mas tem todo o procedimento técnico que só começa a ter vacina produzida no Brasil a partir de abril", apontou Wellington Dias em vídeo gravado por sua assessoria. "Acertamos que tenhamos algo como 50 milhões de doses para o Ministério da Saúde, para o Plano Nacional de Imunização, até o mês de abril", acrescentou.
O chefe do Executivo do Piauí disse, ainda, ter transmitido à AstraZeneca um apelo dos governadores para que a biofarmacêutica amplie a transferência do princípio ativo da vacina para permitir à Fiocruz chegar a sua capacidade plena de produção, de 30 milhões de doses do imunizante por mês.
"Isso permitirá que o Brasil tenha um processo de imunização mais célere, inclusive com a possibilidade de atender ao Brasil e também a outros países que precisam desta vacina", concluiu Dias.
Fonte: GaúchaZH
Autor
Maira Kempf
Em: 06/01/2021, 08:40

Gian Ballin foi vítima de um acidente fatal enquanto trabalhava na zona rural do município; ele deixa esposa e um filho pequeno.

Jogando no Ninho da Águia, equipe santo-augustense despachou o atual vice-campeão do torneio por 3 a 1. Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio.

Veículo saiu da pista e colidiu contra árvores na madrugada deste domingo; adolescente de 15 anos sobreviveu à batida e conseguiu pedir socorro.

Veículo saiu da pista e caiu em barranco de aproximadamente três metros; condutor foi socorrido e transferido para hospital de Tenente Portela

Aulas na rede pública foram suspensas nesta segunda-feira em sinal de luto pela morte de Glória Werkhausen, de 44 anos

Entre impasses no estratégico estado de Minas Gerais e resistências no Nordeste e no Norte, os dois principais nomes da disputa presidencial correm contra o tempo para consolidar suas bases regionais

Após seis meses de mobilização comunitária, a residência de Jurema e Valdevino da Rocha foi totalmente reformada e passa pelos ajustes finais para o retorno do casal

A medida é necessária para viabilizar obras de manutenção preventiva e de melhoria na qualidade da distribuição de energia na região.

Coletivo que transportava 67 passageiros apresentou falha nos freios entre Maravilha e São Miguel da Boa Vista; entre as vítimas fatais estão uma idosa, uma mulher e uma criança.

Jovem de 27 anos faleceu após trágico acidente com maquinário agrícola na zona rural.

Solenidades oficiais ocorrem em agosto, e o CTG Tropeiros do Buricá será o responsável por conduzir a centelha histórica até Três de Maio para a distribuição regional em setembro
