Rádio
Nenhum programa no ar
STF veta reeleição de Maia e Alcolumbre à presidência da Câmara e do Senado
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria, na noite de domingo (6), que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não poderão se candidatar em busca da reeleição para seus respectivos cargos.
A determinação saiu após voto decisivo do presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, por meio de um plenário virtual. A Corte já havia formado maioria para impossibilitar a recondução de Maia — que acumula três mandatos (um deles era tampão, entre 2016 e 2017). A situação de Alcolumbre, que ainda estava pendente, seguiu orientação semelhante.
A decisão do STF, porém, ainda não é definitiva. Os votos dos 11 ministros foram registrados, mas os magistrados ainda podem mudar de ideia até a proclamação do resultado. Na prática, o julgamento iniciado na sexta-feira a partir de uma ação apresentada pelo PTB deverá se estender até o final desta semana.
Como Nunes Marques se mostrou contrário à reeleição de Maia, mas favorável à de Alcolumbre, que ainda está no primeiro mandato, a votação acabou tendo placares diferentes para cada um dos dois casos analisados.
Assim, a possibilidade de reeleição de Maia foi rejeitada por sete votos (Nunes Marques, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux) a quatro (Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski).
Já a recondução de Alcolumbre foi considerada inviável por seis votos (Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux) a cinco (Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski).
A Constituição veda a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura — período de quatro anos dos mandatos parlamentares. A atual teve início em 2019 e vai até o começo de 2023.
Fonte: GZH
Autor
Ed Júnior
Em: 07/12/2020, 04:47

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Mobilização rápida dos agentes permitiu encontrar a garota encoberta por plantação de um metro de altura; ela recebeu primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital com a mãe.

Evento no interior de Santo Augusto contou com a presença do músico Ari Fonseca, entrega da Chama Crioula e apoio de diversos piquetes e entidades da região.

Acompanhe a cobertura completa da solenidade que homenageia personalidades de destaque dos CTGs Pompílio Silva e Carreteiros dos Pampas durante os festejos da Semana Farroupilha em Santo Augusto.

Nível do Rio Uruguai recua após chuvas e restabelece a travessia de passageiros e veículos nas divisas internacionais e estaduais.

Acidente frontal-lateral na madrugada deste domingo tirou a vida do morador local Roberto Schmidt, de 60 anos; ocupantes do outro veículo foram hospitalizados.

Artilharia dividida, solidez defensiva e gols decisivos marcaram a campanha do tricampeonato gremista na competição municipal.

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco
