Rádio
Nenhum programa no ar
Polícia Federal abre inquérito para investigar conflito em reserva indígena em São Valério do Sul
A Polícia Federal (PF) instaurou um inquérito para investigar o conflito entre indígenas registrado na reserva de Inhacorá, no município de São Valério do Sul. De acordo com as informações iniciais repassadas por Brigada Militar e Polícia Civil à PF, a motivação para o confronto seria o resultado da eleição do último domingo (15).
A Polícia Federal confirmou ainda que, nos próximos dias, um dos indígenas envolvidos no conflito será ouvido.
O incidente teria se iniciado na noite de segunda-feira (16) e seguido ao longo desta terça-feira (17). Segundo as autoridades locais, mais de 100 índios deixaram suas casas fugindo dos ataques e foram para a aldeia Vila Nova, localizada a 10 quilômetros da reserva. Pelo menos oito deles precisaram de atendimento médico por conta de ferimentos provocados por pedras, pauladas e, até mesmo, golpes de facão. A reserva Inhacorá é moradia de cerca de 1,4 mil indígenas.
O atual prefeito de São Valério do Sul, Vladimir Antonio Vettorato, do PT, que buscava a reeleição preferiu não se pronunciar, pois não tinha conhecimento do ocorrido.
O prefeito eleito Professor Idilio, do PP, no entanto, afirma que o confronto foi motivado pelo resultado das urnas, pois a liderança da reserva não está ligada ao mesmo grupo partidário. Ainda segundo Idilio, esta não é a primeira vez que um incidente do tipo é registrado no município.
— Essa situação não é inédita na reserva do Inhacorá. É a terceira vez que o grupo que comanda o local perde a eleição e age da mesma forma. Estamos muito preocupados com o que pode ocorrer nas próximas horas, com a possibilidade de novos confrontos — afirmou o prefeito eleito.
O Cacique Adilson Policena confirmou que houve conflito, mas que o fato foi isolado e envolveu apenas duas famílias. A briga teria ocorrido durante a madrugada do dia, 17, após algumas pessoas ingerirem bebida alcoólica em excesso, disse ele.
Ainda de acordo com o Cacique, entre os feridos, duas pessoas precisaram ser encaminhadas ao Hospital Bom Pastor, devido a gravidade dos ferimentos.
Sobre as informações de que grupos organizados estariam indo de casa em casa praticando vandalismo e expulsando os indígenas apoiadores do prefeito eleito, o Cacique negou a informação, e reforçou que o conflito em questão não tem motivação política.
O cacique Policena concluiu dizendo que a situação na Área Indígena está sob controle.
A Brigada Militar informou que foi ao local, para garantir a segurança na aldeia.
Em entrevista a Rádio Querência FM no último domingo, a Draª Evelise Mileidi Boratti Juíza Eleitoral da 107ª Zona Eleitoral disse que houveram diversos problemas no período eleitoral na aldeia, inclusive com atentados e bloqueios de estradas para dificultar a chegada das urnas eleitorais.
Fonte: Rd Gaúcha e Rádio Querência
Autor
Fernando Almeida
Em: 18/11/2020, 05:48

Operação "Rancho Fechado" cumpriu mandados no município e em São Martinho, resultando na prisão de quatro suspeitos.

A Operação Conjunta foi entre Polícia Civil, Brigada Militar e Susepe

Fato aconteceu na manhã deste sábado na localidade de Rincão dos Paivas; motorista não sofreu ferimentos graves.

Atual campeão da Libertadores Regional, o clube santo-augustense comunicou oficialmente nesta quarta-feira (22) sua retirada da competição e o cancelamento da partida de volta das oitavas de final.

As causas ainda são desconhecidas

Vítima foi identificada como Aline Alexandri da Silva, de 29 anos. As causas da saída de pista serão investigadas pelas autoridades.

Presidente do 17° Canto Nativo de Santo Augusto escreveu a letra de “Sangue é Raça, Não é Água”, obra que também recebeu o prêmio de Melhor Melodia

Defesa Civil coloca regiões em alerta máximo para o risco de inundações, transbordamento de rios e deslizamentos entre esta segunda e terça-feira.

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros mobilizam força-tarefa para prestar assistência às famílias atingidas na tarde desta segunda-feira.

Ceará e Rio de Janeiro lideram o ranking de inquéritos abertos entre janeiro e julho

