Rádio Querência

Novo decreto libera atividades esportivas no Estado

Municípios precisam estar com bandeira laranja ou amarela há pelo menos duas semanas consecutivas
Novo decreto libera atividades esportivas no Estado

 

Atividades esportivas que envolvem serviços de educação física, clubes sociais esportivos, clubes de futebol, competições esportivas e outros serviços estão liberadas em municípios com bandeira laranja (há pelo menos duas semanas consecutivas) e amarela no modelo do Distanciamento Controlado.

A liberação consta no Decreto 55.482 do governo estadual, publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado da segunda-feira (14/9). Para a realização dessas atividades, é necessário observar as restrições descritas no decreto relativas à pandemia, bem como a Nota Informativa 18 da Secretaria da Saúde (SES).

Para que as atividades esportivas nestes locais possam ocorrer, as regiões Covid precisam estar em bandeira amarela ou há pelo menos duas semanas consecutivas na bandeira laranja. O que vale para a permissão são as cores das bandeiras, com os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado, e não protocolos próprios aplicados em sistema de cogestão.

Para o secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, o momento agora é de manutenção nos cuidados contra a Covid-19. "Assim poderemos avançar mais e retomar integralmente as atividades esportivas no Estado", disse.

Nas academias, centros de treinamentos e estúdios, em regiões com bandeira laranja, haverá a permissão de 50% de trabalhadores presenciais. O atendimento presencial deve respeitar o distanciamento de no mínimo 10 metros quadrados por pessoa e material individual.

Nos treinos em piscinas, também em locais com bandeira laranja, será permitido 50% de trabalhadores presenciais. A prática esportiva deverá ocorrer com uma pessoa por raia para a natação e com distanciamento de 10 metros quadrados entre os praticantes.

Nos clubes sociais e esportivos, em regiões de bandeira laranja, será permitida a presença de 50% de trabalhadores. Nesses locais, nos quais não há registro de bandeira vermelha ou preta nos últimos 14 dias, a prática dos esportes coletivos nas quadras fica permitida em quadras esportivas, sem público, com intervalo de uma hora entre os jogos e uso intercalado das quadras, para evitar aglomeração e permitir higienização. O uso de espaços de entretenimento como churrasqueiras e praças infantis segue vedado.

Nos clubes de futebol profissional em disputa no Campeonato Brasileiro 2020 e na Copa Libertadores 2020 será permitida a presença de 25% dos trabalhadores. Treinos e jogos são exclusivos para atletas profissionais e sem a presença de público.

Nas competições esportivas de atletas profissionais será permitido 50% de trabalhadores presenciais, sem público. Para outros serviços que se enquadram no segmento esportivo, será permitida a presença de 25% dos trabalhadores.

• Clique aqui e acesse o Decreto 55.482, publicado na segunda edição do Diário Oficial do Estado de 14 de setembro de 2020.

Fonte: Portal do Estado RS

M

Autor

Maira Kempf

Em: 15/09/2020, 12:29

Mais lidas
Jovem de 27 anos morre em acidente com engenho de cana em Redentora
Jovem de 27 anos morre em acidente com engenho de cana em Redentora

Gian Ballin foi vítima de um acidente fatal enquanto trabalhava na zona rural do município; ele deixa esposa e um filho pequeno.

Grave acidente na RSC-472 deixa dois jovens mortos em Três Passos
Grave acidente na RSC-472 deixa dois jovens mortos em Três Passos

Veículo saiu da pista e colidiu contra árvores na madrugada deste domingo; adolescente de 15 anos sobreviveu à batida e conseguiu pedir socorro.

Professora de 44 anos morre em trágico incêndio em Constantina
Professora de 44 anos morre em trágico incêndio em Constantina

Aulas na rede pública foram suspensas nesta segunda-feira em sinal de luto pela morte de Glória Werkhausen, de 44 anos

Casa de casal de idosos é reconstruída após incêndio em Santo Augusto
Casa de casal de idosos é reconstruída após incêndio em Santo Augusto

Após seis meses de mobilização comunitária, a residência de Jurema e Valdevino da Rocha foi totalmente reformada e passa pelos ajustes finais para o retorno do casal

Últimas notícias
 Churrascada de Negócios da Stara Menegazzo movimenta Santo Augusto nesta quinta e sexta-feira
Churrascada de Negócios da Stara Menegazzo movimenta Santo Augusto nesta quinta e sexta-feira

Evento une gastronomia gaúcha e condições exclusivas de fábrica para impulsionar o maquinário dos produtores da região

EUA Confirmam Tarifa de 25% sobre Produtos Brasileiros e Brasília Promete Reciprocidade
EUA Confirmam Tarifa de 25% sobre Produtos Brasileiros e Brasília Promete Reciprocidade

Sob a justificativa de práticas desleais e problemas ambientais, Washington impõe novas taxas; governo Lula repudia decisão, fala em "marco lastimável" e acionará a OMC.

Pesquisa Quaest: Lula Lidera Corrida Presidencial; Flávio Bolsonaro Oscila em Meio a Desgaste
Pesquisa Quaest: Lula Lidera Corrida Presidencial; Flávio Bolsonaro Oscila em Meio a Desgaste

Com a aproximação do primeiro turno, petista consolida vantagem enquanto senador do PL enfrenta repercussões de polêmica recente e ações econômicas do governo surtem efeito.

Governo e bancada do agronegócio fecham acordo para renegociar R$ 100 bilhões em dívidas rurais
Governo e bancada do agronegócio fecham acordo para renegociar R$ 100 bilhões em dívidas rurais

Medida provisória estabelece duas linhas de refinanciamento com prazos de até 10 anos, carência e juros reduzidos para produtores afetados por crises climáticas e perda de renda

IPVA 2026: Prazo final para evitar inscrição em Dívida Ativa no Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira
IPVA 2026: Prazo final para evitar inscrição em Dívida Ativa no Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira

Proprietários em atraso com o imposto têm até esta sexta-feira para regularizar a situação e escapar de multas adicionais, protesto em cartório e restrições de crédito

Lula e Flávio Bolsonaro enfrentam nós políticos na montagem de palanques a 80 dias do pleito
Lula e Flávio Bolsonaro enfrentam nós políticos na montagem de palanques a 80 dias do pleito

Entre impasses no estratégico estado de Minas Gerais e resistências no Nordeste e no Norte, os dois principais nomes da disputa presidencial correm contra o tempo para consolidar suas bases regionais