Quatro regiões passam para a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do RS
15/06/2020 09:57 por kempf.maira
O governo do Rio Grande do Sul atualizou neste sábado (13) o mapa do distanciamento controlado, que define as medidas e restrições para enfrentamento do coronavÃrus no estado. Quatro regiões do estado apresentaram piora nos indicadores e passaram para a bandeira vermelha, o que significa medidas mais restritivas. São elas: as regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana.
As regras passam a valer a partir de segunda-feira (15) e tem vigência de, pelo menos, duas semanas. Pois para retornarem à uma bandeira mais branda, os indicadores precisam apresentar melhora por 14 dias consecutivos.
Segundo o governo, os indicadores indicam que há um aumento na disseminação do vÃrus e pouca capacidade de leitos hospitalares. A revisão dos modelos e regiões por parte do estado também facilitou que as áreas passassem para a bandeira mais escura.
"Os indicadores dessas regiões apontam que há aumento de contágio e menor disponibilidade hospitalar para o atendimento. Não é motivo pra pânico, mas é um alerta de que nós precisamos reduzir essa velocidade de contágio para evitar que lá na frente haja um colapso do sistema hospitalar, e consequentemente tenhamos dificuldade de atendimento a população", afirmou o governador Eduardo Leite.
No decorrer da semana, as Regiões de Santa Maria e Uruguaiana tiveram um aumento de pacientes internados por SÃndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Unidades de Terapia Intensiva, de 14 para 25 e de quatro para oito, respectivamente.
Na área de Uruguaiana, nos últimos sete dias, as internações de pacientes confirmados com coronavÃrus, aumentou de seis para 14. E na de Santa Maria, no mesmo perÃodo, de nove para 18.
Além disso, os indicadores de estágio da evolução da doença e de incidência de novos casos também apresentaram piora nas duas áreas.
Na Região de Caxias do Sul, as hospitalizações de casos confirmados com a Covid-19 cresceu de 23 para 63, o que representa 173,9%. De acordo com o governo, o aumento revela a velocidade rápida do avanço da doença.
Nos leitos de UTI, entre as duas últimas sextas-feiras, houve um crescimento nas internações de 31 para 44.
Na área de Santo Ângelo houve uma piora nos indicadores que medem a propagação da doença. Além disso, o número de pacientes internados em leitos clÃnicos, confirmados com a doença, passou de sete para 14, ou seja, 100% em uma semana. Já nos pacientes internados por Srag em UTI, a região teve um aumento de 12 para 17.
Bandeiras laranja e amarela
As regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul também tiveram as bandeiras trocadas na nova atualização.
A área de Bagé, que estava na bandeira amarela, passou para a laranja. De acordo com o governo, houveram seis internações nos últimos 14 dias. O que representa mais restrições nas atividades.
*G1
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.