Temporal causa estrados no Oeste de SC; Defesa Civil avalia passagem de tornado
11/06/2020 09:27 por kempf.maira
Um temporal causou alagamentos, destelhamentos, quedas de ponte e árvores no Oeste catarinense entre a tarde e a noite de quarta-feira (10). A Defesa Civil avalia a possível ocorrência de um tornado em Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga após rajadas de ventos de aproximadamente 130 km/h atingirem os municípios. Nesta quinta-feira (11), órgãos municipais se reúnem para discutir as características do fenômeno.
A prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil permanecem mobilizados nesta quinta-feira para auxiliar os moradores.
O município de Descanso deve decretar estado de calamidade pública em razão dos estragos causados pelo temporal.
Em Xanxerê, casas e lojas ficaram inundadas e a chuva provocou também queda de pontes e muros. Pelo menos quatro bairros foram atingidos. Pessoas tiveram que ser resgatadas pelas equipes de socorro por causa da enchente.
A Defesa Civil contabiliza os prejuízos nesta quinta e o Corpo de Bombeiros acionou a força tarefa e guarnições de outras cinco cidades prestam apoio.
Alagamentos também foram registrados em outros municípios, como Nova Erechim, São Carlos, Cunhataí, Águas Frias, Coronel Freitas e Cunha Porã. Em Ipuaçu, árvores caíram e pelo menos trinta casas foram destelhadas. Em Xaxim, houve queda de muro.
Com a previsão de chuva nesta quinta-feira, a Defesa Civil orienta que moradores evitem circular por estradas e pontes para evitar acidentes em caso de queda.
*G1/SC
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.