Rádio Querência

Com recursos da Assembleia, estudantes gaúchos terão internet para acessar aulas não presenciais

Com recursos da Assembleia, estudantes gaúchos terão internet para acessar aulas não presenciais
  Sem aulas presenciais desde 19 de março devido ao coronavírus, estudantes da rede estadual de ensino terão ampliação de internet para que possam continuar aprendendo. Por meio de uma ideia do deputado Gabriel Souza (MDB), a Assembleia Legislativa devolverá R$ 5,4 milhões do seu orçamento, ao longo de 12 meses, para que a Secretaria Estadual da Educação ofereça internet para smartphones cadastrados de até 900 mil alunos e professores gaúchos. A ampliação da franquia só permitirá acesso a conteúdos educacionais. Na manhã de quarta-feira (13), o presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP), e o deputado Gabriel Souza alinharam a iniciativa com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, na sala da Presidência. Nas próximas duas semanas, a pasta trabalhará no cadastramento das linhas de celular junto às quatro operadoras de telefonia que atuam no Estado (Vivo, TIM, Oi e Claro) e no treinamento dos professores. A transmissão do conteúdo será por meio do aplicativo Google Classroom (Google Sala de Aula). A velocidade da conexão será de 50 Mbps (megabits por segundo). A meta de Faisal é começar as aulas virtuais dos professores com seus alunos na primeira semana de junho. “Os educadores terão autonomia para escolher e priorizar os conteúdos, que serão novos. Infelizmente, não teremos tempo hábil para cumprir o calendário completo neste ano”, antecipou o secretário da Educação. Além de agradecer a parceria da Assembleia, Faisal relatou que as atividades a distância terão continuidade na rede estadual mesmo após o retorno das aulas presenciais. Quando for possível a volta às classes escolares, os alunos serão submetidos a um teste virtual para atestar o conhecimento assimilado durante as aulas a distância. A avaliação será aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a mesma que aplica a Prova Brasil. A iniciativa, segundo o deputado Gabriel Souza, surgiu numa reunião da Comissão de Educação da Assembleia com Faisal, quando se levantou a preocupação em conciliar o isolamento social com a continuidade do ano letivo durante a pandemia. “Nunca haverá a substituição do ambiente escolar, em especial no Ensino Fundamental e Médio, mas, neste momento, temos de encontrar uma solução razoável para oferecer a continuidade do ano letivo com a mínima qualidade necessária”, afirmou o parlamentar. Aulas na TV Assembleia Outra iniciativa do Parlamento gaúcho de apoio à educação durante a pandemia é a cedência da grade de programação da TV Assembleia para a exibição de 40 horas de aulas semanais. O canal vai transmitir aulas de reforço para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa é resultado de um convênio entre a Assembleia e governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da TVE. A proposta busca complementar a formação dos alunos do Ensino Médio sem que eles sejam prejudicados por conta da suspensão das aulas presenciais. Na TV AL, as aulas serão transmitidas a partir das próximas semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 20h às 22h. Aos sábados e domingos, os conteúdos da semana serão reapresentados, totalizando 40 horas semanais de preparatório. O projeto segue até 31 de outubro. “Nosso objetivo é atender às necessidades dos estudantes que estão se preparando para o futuro e viabilizar horários alternativos para que todos tenham a possibilidade de acesso ao conteúdo”, explica o superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia, André Machado.   Por Maicon Bock, Assembleia Legislativa
K

Autor

kempf.maira

Em: 14/05/2020, 07:30

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional

Ação conjunta com a DRACO de Santa Maria resulta na prisão de um homem e na apreensão de mais de 30 kg de maconha

Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo
Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo

O evento que celebra o aniversário de 33 anos do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana
Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões
Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões

Equipamentos estão sendo colocados no entroncamento das BRs 468 e 158; velocidade máxima permitida no trecho será de 50 km/h.

Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%
Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%

Entrou em vigor o reajuste de 20% nas tarifas das sete praças de pedágio administradas pela concessionária CCR ViaSul.