Rádio Querência

Estado quita na quinta-feira salário de quem recebe até R$ 2,2 mil

Estado quita na quinta-feira salário de quem recebe até R$ 2,2 mil
Após depositar a primeira parcela de R$ 1,5 mil para servidores que recebem acima desse valor, na terça-feira (12), o governo do Estado divulgou o calendário para os próximos depósitos referentes ao pagamento de abril. Ao contrário de outros meses, quando as datas foram anunciadas no último dia útil do mês trabalhado, o Piratini aguardou os primeiros dias de maio para avaliar a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido à pandemia de coronavírus.
Assim, quem recebe até R$ 2,2 mil terá o salário quitado nesta quinta-feira (14), após o pagamento da parcela de R$ 700. Com isso, 48% do funcionalismo terá a quitação integral do salário.
Já para o pagamento da próxima parcela, no valor de R$ 4.550, não há uma data definida, de acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda. Isso ocorre porque o governo depende do dia em que os recursos da União, referentes ao Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, ingressarem no caixa do Estado, o que não está definido, uma vez que a lei sequer foi sancionada.
Ainda de acordo com a secretaria, quando esse pagamento for integralizado, com expectativa de que ocorra ainda em maio, o governo quitará os salários líquidos de até R$ 6.750 – o equivalente a 88,5% dos vínculos. Para os servidores que recebem acima desse valor, a previsão do órgão é de que a quitação dos salários ocorra em 12 de junho.
Na dependência do auxílio
O projeto de auxílio emergencial a Estados e municípios foi aprovado na Câmara e no Senado no início do mês, mas aguarda sanção presidencial. Segundo a Fazenda, o Rio Grande do Sul receberá R$ 1,95 bilhão ao longo de quatro meses como auxílio direto, não repartido com municípios. Também serão encaminhados R$ 260 milhões para a área da saúde.
De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, as perdas de arrecadação em maio estão previstas, atualmente, em cerca de R$ 900 milhões, com queda de 30% sobre os valores que haviam sido projetados antes da pandemia. Somente em abril, a redução é de R$ 750 milhões para todos os tributos e de R$ 588 milhões a menos só no ICMS.
O calendário parcial já havia sido adotado em outros dois momentos: em novembro de 2019, durante o Programa Especial de Quitação e Parcelamento de Débitos do ICMS (Refaz), e em julho, quando o governo adotou o calendário misto.
O que já foi pago?
Até o momento, apenas 26,6% da folha do funcionalismo foi paga. Em 30 de abril, o governo pagou os salários dos servidores que recebem valores líquidos de até R$ 1,1 mil, além da quarta parcela do 13º salário de 2019.
Na segunda-feira (11), receberam integralmente os trabalhadores que ganham até R$ 1,5 mil. Nesta terça-feira, começaram os depósitos para quem ganha acima desse valor, com a primeira parcela no valor de R$ 1,5 mil.
E

Autor

edjunior

Em: 13/05/2020, 06:20

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional
Operação em Palmeira das Missões Desarticula Esquema de Narcotráfico Regional

Ação conjunta com a DRACO de Santa Maria resulta na prisão de um homem e na apreensão de mais de 30 kg de maconha

Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo
Comunidade de Santo Augusto celebra os 33 anos da Renovação Carismática com o tradicional Cenáculo

O evento que celebra o aniversário de 33 anos do Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida.

Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana
Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões
Instalação de controladores de velocidade avança no "Trevo da Morte" em Palmeira das Missões

Equipamentos estão sendo colocados no entroncamento das BRs 468 e 158; velocidade máxima permitida no trecho será de 50 km/h.

Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%
Tarifas de pedágio em rodovias federais do RS têm aumento de 20%

Entrou em vigor o reajuste de 20% nas tarifas das sete praças de pedágio administradas pela concessionária CCR ViaSul.