Rádio Querência

Estado decreta obrigatoriedade de registro de pacientes com Covid-19 para hospitais públicos e privados

Estado decreta obrigatoriedade de registro de pacientes com Covid-19 para hospitais públicos e privados
  O governo do Estado decretou, nesta quinta-feira (9/4), a obrigatoriedade, por parte de hospitais das redes pública e privada, de registro de taxa de ocupação, número de respiradores e de pacientes internados com suspeita ou confirmação de coronavírus. Os dados devem ser inclusos no Sistema de Monitoramento do Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A medida faz parte de um conjunto de alterações que foram publicadas nesta manhã (9). No que diz respeito ao registro de pacientes com Covid-19 por parte dos hospitais, a negligência em realizar a atividade será passível de punição cível, administrativa e criminal. "O hospital que recebe um paciente com sintomas de síndrome respiratória terá todos os cuidados necessários, tratando-se ou não de um caso de coronavírus. No entanto, para o Estado, é imprescindível termos o controle de internações. Só assim teremos a noção exata da evolução da doença e poderemos adaptar nossas políticas públicas", ponderou o governador Eduardo Leite, que assinou o decreto na noite da quarta-feira (8/4). O documento também determina que os funcionários dos estabelecimentos que atendam ao público, nos casos em que há abertura, deverão usar equipamentos de proteção individual. A medida já era obrigatória para os empregados encarregados de preparar ou de servir alimentos. Além disso, atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, incluindo aquelas relacionadas à emissão ou à renovação de alvarás de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) passam a ser consideradas essenciais pelo governo estadual. Assim, estabelecimentos, de modo geral, podem abrir para que a vistoria e a perícia dos bombeiros sejam realizadas. O texto ainda determina que a Procergs realizará o desenvolvimento de produtos ou a prestação de serviços específicos, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo coronavírus, de forma não onerosa. A Procergs já disponibilizava, conforme o decreto anterior, a alternativa de tunelamento simplificado aos órgãos e às entidades da administração pública estadual para garantir condições tecnológicas para teletrabalho. O texto também resolve as dúvidas acerca da abertura de restaurantes e de lanchonetes, estabelecimentos de higiene pessoal, como cabeleireiros e barbeiros, e lojas de chocolates. Esses estabelecimentos somente poderão ser abertos desde que autorizados por norma expressa municipal, e desde que observadas as medidas de higiene, uso de equipamentos de proteção para os funcionários que atendem ao público e a distância mínima de dois metros entre clientes. Clique aqui e acesse o Decreto 55.177, de 8 de abril de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado de 9 de abril de 2020
K

Autor

kempf.maira

Em: 09/04/2020, 06:47

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Terremoto na Venezuela: Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros
Terremoto na Venezuela: Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros

Tremor de magnitude 7,5 atingiu a região de Caracas na quarta-feira (24). As vítimas são um homem e uma mulher, e o governo brasileiro informou que já presta assistência consular às famílias.

Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados
Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados

Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados

Santo Augusto sedia Seminário de Fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher nesta sexta-feira
Santo Augusto sedia Seminário de Fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher nesta sexta-feira

Com palestrantes de diversas regiões do RS, o evento gratuito ocorre na Câmara de Vereadores e busca debater o combate à violência doméstica e o encorajamento para denúncias.

Venezuela confirma 164 mortes após terremotos; EUA dizem que número total pode superar 100 mil
Venezuela confirma 164 mortes após terremotos; EUA dizem que número total pode superar 100 mil

Segundo a líder chavista, além dos dois sismos principais, foram registradas 30 réplicas nas últimas horas.

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami
Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami

Tremor com epicentro em Morón sacudiu a capital Caracas, causou danos estruturais e colocou ilhas do Caribe em estado de atenção