Rádio Querência

Dengue avança no RS e 2020 tem o terceiro maior número de casos em 10 anos

Dengue avança no RS e 2020 tem o terceiro maior número de casos em 10 anos
 
Além do avanço do coronavírus, outra doença preocupa as autoridades de saúde do Rio Grande do Sul. Os casos de dengue mais do que triplicaram entre 1º de janeiro e 21 de março de 2020, em comparação com igual período do ano passado. O Estado já registra o período com o terceiro maior número de infectados dos últimos 10 anos, conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Segundo o último boletim epidemiológico, o Rio Grande do Sul tem 410 casos da doença, sendo 340 autóctones, ou seja, contraídos na cidade onde a pessoa reside. Setenta são importados. Outros 479 casos foram notificados e estão sob investigação.
De 1º de janeiro a 21 de março do ano passado, o Estado tinha 126 casos confirmados. Na comparação, o aumento em 2020 é de 225%. Em 2018, não houve nenhum caso contraído no Rio Grande do Sul. Na década, o primeiro trimestre de 2020 só tem menos ocorrências da doença do que 2010 e 2016, anos em que a dengue mais avançou no Estado.
A região mais afetada por casos autóctones de dengue no Rio Grande do Sul é a Noroeste. O Estado não divulga o número de infectados por município, apenas as cidades de referência, onde há sede da coordenadoria de saúde. As áreas com mais casos confirmados são as de Palmeira das Missões (93 pacientes), Santo Ângelo (87) e Santa Rosa (82).
De acordo com a Secretaria da Saúde, 386 municípios gaúchos são considerados infestados pelo Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue – o maior número dos últimos 20 anos. Em 2000, eram 14 cidades com relatos da presença do mosquito. Em 2010, passou para 62. A elevação significativa começou em 2013, quando pulou para 118 municípios infestados.

Falta de cuidado pode ser o motivo

Cátia Favreto, responsável pelo setor de arboviroses (doenças transmitidas por insetos e aracnídeos) do Cevs, afirma que a falta de cuidado com a água parada é o possível causador do aumento da doença. Ela ponderou que desde 2017 a dengue vinha em queda no Estado, o que pode ter feito as pessoas relaxarem a preocupação.
— A recomendação é sempre a limpeza. Não descuidar da casa, do pátio, dos locais públicos. Cuidar da limpeza contra o mosquito é essencial — lembrou Cátia.
A especialista ainda comentou a preocupação com o aumento dos casos de dengue em um ano em que o mundo vive a pandemia de coronavírus:
— É preocupante porque um caso de dengue pode vir a precisar de um leito hospitalar. A demanda está grande já pelo coronavírus, e esse outro vírus circulante pode ocupar ainda mais nosso sistema de saúde.
Os sintomas da dengue incluem febre alta e dores no corpo, articular, de cabeça e atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos.
*GaúchaZH
K

Autor

kempf.maira

Em: 01/04/2020, 07:19

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Últimas notícias
Terremoto na Venezuela: Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros
Terremoto na Venezuela: Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros

Tremor de magnitude 7,5 atingiu a região de Caracas na quarta-feira (24). As vítimas são um homem e uma mulher, e o governo brasileiro informou que já presta assistência consular às famílias.

Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados
Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados

Cresol Cooperar firma parceria com o Sistema OCERGS e amplia benefícios para cooperados

Santo Augusto sedia Seminário de Fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher nesta sexta-feira
Santo Augusto sedia Seminário de Fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher nesta sexta-feira

Com palestrantes de diversas regiões do RS, o evento gratuito ocorre na Câmara de Vereadores e busca debater o combate à violência doméstica e o encorajamento para denúncias.

Venezuela confirma 164 mortes após terremotos; EUA dizem que número total pode superar 100 mil
Venezuela confirma 164 mortes após terremotos; EUA dizem que número total pode superar 100 mil

Segundo a líder chavista, além dos dois sismos principais, foram registradas 30 réplicas nas últimas horas.

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami
Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami

Tremor com epicentro em Morón sacudiu a capital Caracas, causou danos estruturais e colocou ilhas do Caribe em estado de atenção

Dengue avança no RS e 2020 tem o terceiro maior número de casos em 10 anos | Rádio Querência