Rádio Querência

Devido ao coronavírus, Trump proíbe entrada nos EUA de estrangeiros vindos da Europa

Devido ao coronavírus, Trump proíbe entrada nos EUA de estrangeiros vindos da Europa
 
O presidente Donald Trump anunciou a proibição de viagens de estrangeiros procedentes da Europa para os Estados Unidos, em uma tentativa de conter o avanço do coronavírus. Trump falou à nação em um discurso na noite desta quarta-feira (11).
Em sua manifestação, o presidente chegou a afirmar que "todas as viagens da Europa aos Estados Unidos" estavam suspensas por 30 dias, a partir de sexta-feira (13). Contudo, logo em seguida, o governo deixou claro que a medida não se aplica a cidadãos americanos, pessoas com residência permanente nos EUA e familiares de cidadãos do país.
Outra exceção é o Reino Unido — pessoas que estão na ilha poderão viajar aos Estados Unidos, sem restrições. O presidente também afirmou que atividades comerciais não serão suspensas:
"A restrição é para pessoas, não mercadorias", escreveu em uma rede social.
As medidas fazem parte de um conjunto de ações tomado pelo governo norte-americano para tentar conter o avanço do coronavírus. O presidente pediu ao Congresso, por exemplo, para diminuir US$ 50 bilhões em impostos para pequenas empresas.
Segundo Trump, os planos de saúde do país concordaram em retirar a obrigação de coparticipação nos tratamentos do coronavírus e ampliar a cobertura para problemas relacionados à doença. Como os Estados Unidos não têm um sistema de saúde pública, todos os casos suspeitos são encaminhados para a rede privada.
— Nós estamos juntos nessa, precisamos colocar a política e os partidos de lado. Estamos tomando medidas fortes, mas necessárias, para que novos casos não cheguem aqui — afirmou Trump, que definiu o problema como uma "infeção horrível".
O líder americano também afirmou que a Europa falhou em restringir as viagens da China. O presidente disse ainda que as medidas podem ser reavaliadas no futuro e reforçou a necessidade de a população manter os hábitos de higiene.
Até a noite desta quarta, já foram detectados 1.135 casos de coronavírus nos Estados Unidos, com 38 mortes.

Atividades canceladas

O coronavírus já afetou a corrida pelo posto de candidato democrata à presidência dos EUA. Na terça (10), os pré-candidatos Bernie Sanders e Joe Biden suspenderam eventos de suas campanhas em Cleveland, no Estado de Ohio. Ambos estão na corrida para a nomeação do candidato que vai concorrer contra o republicano Donald Trump nas eleições de novembro.
— Devido à preocupação com a saúde pública e a segurança, estamos cancelando o comício de hoje à noite em Cleveland — disse Mike Casca, um porta-voz da campanha do senador Sanders.
NBA também suspendeu a temporada na noite desta quarta, depois do teste positivo do pivô Rudy Gobert para a doença. A medida foi anunciada depois que a partida entre Utah Jazz e Oklahoma City Thunder não foi realizada. O ginásio de Oklahoma, onde aconteceria o jogo, também foi evacuado. As duas equipes estão isolados em quarentena no local.
Diversas universidades dos Estados Unidos começaram a cancelar suas aulas presenciais por causa do surto do novo coronavírus no país, como Harvard e Princeton.
A Universidade Harvard terá apenas aulas online a partir da volta das férias de primavera, que ocorrem de 14 a 22 de março. Até o final do semestre, que termina em maio, as aulas presenciais estão canceladas. Na última semana, a Universidade de Washington migrou seus 50 mil estudantes totalmente para cursos online. A Universidade Stanford disse que suas aulas não seriam presenciais.
A Universidade Columbia, em Nova York, cancelou as aulas de segunda e desta terça e disse que as que ocorreriam no resto da semana seriam ministradas remotamente. Também em Manhattan, a Universidade Yeshiva e a Hofstra University, em Long Island, cancelaram as aulas da semana.
Medida semelhante foi tomada pela Universidade de Princeton, que, a partir de 23 de março, as aulas seriam virtuais e que restringiria grandes reuniões no campus.
*GaúchaZH
K

Autor

kempf.maira

Em: 12/03/2020, 06:47

Mais lidas
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados
Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

Últimas notícias
Incêndio em sobrado deixa mãe e filho mortos em Santo Ângelo
Incêndio em sobrado deixa mãe e filho mortos em Santo Ângelo

As vítimas fatais foram encontradas sem queimaduras, com a suspeita de que a causa dos óbitos tenha sido a inalação de fumaça.

Morreu nesta segunda-feira colombiano vítima de acidente com moto em fuga; família faz campanha para traslado
Morreu nesta segunda-feira colombiano vítima de acidente com moto em fuga; família faz campanha para traslado

Jhon Javer Cifuentes Florez, de 33 anos, estava internado em estado gravíssimo na UTI do HCI desde o acidente na última sexta-feira (7). Os suspeitos foram presos em flagrante.

Criminosos morrem em troca de tiros com a polícia durante tentativa de assalto em Alvorada
Criminosos morrem em troca de tiros com a polícia durante tentativa de assalto em Alvorada

Ocorrência no bairro Jardim Algarve mobilizou equipes do 1º Batalhão de Choque e do 24º Batalhão da Brigada Militar; nenhum policial ficou ferido.

Pai e filha morrem em acidente na BR 386 em Sagrada Família
Pai e filha morrem em acidente na BR 386 em Sagrada Família

A colisão frontal envolveu um veículo Corsa, emplacado em Sagrada Família, e uma carreta.

Incêndio de grandes proporções destrói residência no Bairro São João em Santo Augusto
Incêndio de grandes proporções destrói residência no Bairro São João em Santo Augusto

O fogo teria iniciado em um dos quartos e se alastrou rapidamente; esta é a segunda vez que a mesma residência é atingida por um incêndio

II Seminário das Adolescências será realizado nesta terça-feira em Santo Augusto
II Seminário das Adolescências será realizado nesta terça-feira em Santo Augusto

Evento reunirá estudantes do 7º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino para debater escolhas, responsabilidades e os impactos das decisões na vida pessoal, familiar e social