Rádio Querência

Programa Pró-Milho RS será lançado no dia 7, em ato na abertura da colheita

Programa Pró-Milho RS será lançado no dia 7, em ato na abertura da colheita
  Com o objetivo de aumentar a produção de milho, tornando o Rio Grande do Sul autossufuciente no cereal, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) lançará no dia 7 de fevereiro o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS). A iniciativa será apresentada durante a 9ª Abertura da Colheita do Milho, que ocorrerá em Chiapetta, na região Noroeste. “O Pró-Milho RS foi construído com a participação de entidades representativas, produtores, cooperativas, cerealistas, integradoras de aves e suínos, além das entidades de pesquisa, ensino e assistência técnica como a Emater, conveniada da Seapdr”, explica o secretário Covatti Filho. As discussões para a idealização do programa ocorreram ao longo de 2019 na Câmara Setorial do Milho, que criou grupos de trabalho para analisar questões como produção, qualidade e crédito e comercialização. Foram discutidas diretrizes, metas e estratégias para o programa. “O milho é um cereal estratégico para o agronegócio gaúcho, pois interage com toda a cadeia de aves, suínos e bovinos, que representa 10% do PIB do Estado. A participação do setor produtivo na Câmara Setorial para a elaboração do programa foi fundamental para uma política realmente efetiva para o setor”, destaca o diretor do Departamento de Política Agrícola da Seapdr, Ivan Bonetti, que coordenou os trabalhos.

Três subprogramas

Ao longo das discussões para formulação do Pró-Milho RS, os participantes abordaram temas em três eixos. Na produção, intensificar a assistência técnica aos produtores, ter maior eficácia tecnológica na produção, ampliar a área irrigada de milho, pesquisar variedades mais adaptadas a cada região e aumentar a produtividade em regiões de menores resultados por área foram os destaques. No item qualidade, o grupo indicou ampliar o número de secadores de grãos, modernizar os procedimentos de recebimento, limpeza e secagem e ampliar a capacidade estática de armazenamento no Estado. Para crédito e comercialização, indicou-se ampliar comercializações antecipadas e a utilização de mecanismos de travamento de preços, como contrato a termo, mercado futuro e contrato de opções; agilizar as contratações dos financiamentos de custeio e investimento; e buscar parcerias com agentes financeiros e bancos de fábrica para financiamentos de equipamentos de irrigação, secadores e armazéns. “Ao incentivar a produção, o Pró-Milho RS busca reduzir o déficit do grão do Estado, que produz menos do que consome, e proporcionar renda compatível e maior segurança aos produtores”, destaca Covatti Filho.

Abertura da colheita

A programação da 9ª Abertura da Colheita do Milho será realizada no dia 7 de fevereiro, na localidade de Monte Alvão, sede da Chiapeta Empresa Agrícola. A programação se inicia ainda no dia 6, às 19h30min, no salão paroquial IECLB, com palestras sobre armazenagem do grão e perspectivas do milho no Brasil. No dia 7, o ato solene de abertura da colheita ocorrerá às 11h, com presença do secretário Covatti Filho, autoridades e entidades. O governador Eduardo Leite também é aguardado para a assinatura do decreto que cria o Pró-Milho RS. O evento é realizado por Apromilho, Abramilho e Chiapeta Empresa Agrícola.   *Portal do Governo RS
K

Autor

kempf.maira

Em: 05/02/2020, 09:14

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Últimas notícias
TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões
TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões

Defesa de Evandro Massing e Régis Lorenzoni afirma que recorrerá ao TSE; gestores seguem nas funções até a notificação oficial

Frio rigoroso avança sobre o estado nas próximas horas
Frio rigoroso avança sobre o estado nas próximas horas

Ápice do frio deve ocorrer entre esta terça e quinta-feira.

Polícia investiga pais suspeitos de ameaçar de morte professores e diretor em Porto Xavier
Polícia investiga pais suspeitos de ameaçar de morte professores e diretor em Porto Xavier

Operação cumpriu mandados de busca e apreensão na residência dos investigados

Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24

A tradicional quermesse da 85ª Festa de São João Batista promete movimentar Santo Augusto

Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia
Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia

Hospital restringe visitas devido ao aumento de doenças respiratórias no inverno e projeta mais de 600 atendimentos pelo SUS Gaúcho no novo Centro de Oftalmologia.