Rádio Querência

Ernani Polo assumirá presidência da Assembleia Legislativa

Ernani Polo assumirá presidência da Assembleia Legislativa
    Na próxima segunda-feira, às 09 horas, em Porto Alegre ocorrerá a Sessão Solene de Eleição e Posse dos Membros da Mesa Diretora para o período 2020/2021. Na oportunidade, o Deputado Ernani Polo assumirá como presidente da Assembleia Legislativa.  Essa será a primeira vez que um santo-augustense assumirá o posto, o mais alto dentro da casa legislativa. Ernani assumirá devido a decisão de gestão compartilhada, que já vem sendo adotada há alguns anos e permite que as quatro maiores bancadas façam um acordo de rodízio para que cada uma possa presidir por um ano dentro da gestão.  Em 2021 assumirá Gabriel Souza do MDB e em 2022 Valdeci Oliveira, do PT. Em entrevista a Rádio Querência, Ernani destacou que presidir o parlamento será um grande desafio, que exigirá muita responsabilidade, visto que são 54 deputados e deputadas, sendo 17 bancadas representadas. "O parlamento  representa toda da população gaúcha, a democracia está representada lá, nós  teremos a responsabilidade e a oportunidade de poder coordenar neste ano que será  de muitos debates importantes para o povo gaúcho", afirmou o deputado. Segundo Ernani, o trabalho terá foco em projetos que busquem o desenvolvimento do Estado, "que possamos voltar ao status de protagonistas no país". Da região, ocuparam a cadeira da presidência Alberto Hoffmann de Ijuí (1952-1954)  e Edgar Pretto, natural de Tenente Portela (2017-2018). Na segunda-feira, a Rádio Querência estará em Porto Alegre, acompanhando a sessão.  

Trajetória do deputado Ernani

Ernani iniciou sua trajetória política no final dos anos 1990, quando foi assessor parlamentar do deputado federal João Augusto Nardes, na Câmara dos Deputados, do deputado estadual Wilson Covatti, na Assembleia Legislativa. Em 2000, concorreu a vereador em Santo Augusto. Foi o mais votado da história do município e, proporcionalmente, o mais votado do Estado (1.098 votos). No ano seguinte, foi presidente da Câmara Municipal, ano em que também assumiu temporariamente o cargo de prefeito municipal. Em 2002 foi vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS). Em 2002 e em 2006 coordenou as campanhas do Deputado Jerônimo Goergen (respectivamente 37.229 votos, em 392 municípios e 69.550 votos, em 447 municípios) e de 2003 a 2009 foi seu chefe de gabinete. Em 2010 concorreu a deputado estatual pelo Progressistas, fazendo 38.767 votos. No ano seguinte, foi eleito secretário geral do Partido no Estado, e, em dezembro assumiu cadeira no Parlamento gaúcho. Durante o mandato, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL-RS e foi membro titular das Comissões de Assuntos Municipais e Legislativa Popular. Também coordenou a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores em Energia Elétrica e Telefonia e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. Ernani Polo também criou e presidiu a CPI da Telefonia, o que resultou em um Termo de Cooperação Técnica entre as operadoras e a Anatel, melhorando assim os serviços aos consumidores e, frente à Comissão de Agricultura, coordenou o projeto "Radiografia da Agropecuária Gaúcha". Em 2014 foi eleito deputado Estadual, com 57.427 votos, sendo o 10º deputado mais votado e o 3º mais votado do partido. Neste mandato, foi presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa e integrou as Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; de Participação Legislativa Popular e também membro da Comissão sobre dívidas dos Estados com a União e presidente da Comissão Especial sobre telefonia, da UNALE. Em 2015, por indicação do Progressistas e pela confiança do governador José Ivo Sartori, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde desenvolveu diversas ações em prol do desenvolvimento do setor primário gaúcho, como o Agro + RS, o "Conservar para Produzir Melhor", o Pró-Oliva, o Pró-Pecan, o marco legal das florestas plantadas, a lei do leite, o licenciamento de silos e armazéns, simplificação das normas de irrigação, prazo do exame do mormo, entre outras. Em 2017 foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura – CONSEAGRI e, em 2018, reassumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. No mesmo ano, foi reeleito como deputado estadual com 67.248 votos. *Com informações Assessoria Deputado Ernani Polo    
K

Autor

kempf.maira

Em: 31/01/2020, 13:53

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Últimas notícias
TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões
TRE-RS cassa mandatos de prefeito e vice de Palmeira das Missões

Defesa de Evandro Massing e Régis Lorenzoni afirma que recorrerá ao TSE; gestores seguem nas funções até a notificação oficial

Frio rigoroso avança sobre o estado nas próximas horas
Frio rigoroso avança sobre o estado nas próximas horas

Ápice do frio deve ocorrer entre esta terça e quinta-feira.

Polícia investiga pais suspeitos de ameaçar de morte professores e diretor em Porto Xavier
Polícia investiga pais suspeitos de ameaçar de morte professores e diretor em Porto Xavier

Operação cumpriu mandados de busca e apreensão na residência dos investigados

Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24

A tradicional quermesse da 85ª Festa de São João Batista promete movimentar Santo Augusto

Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia
Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia

Hospital restringe visitas devido ao aumento de doenças respiratórias no inverno e projeta mais de 600 atendimentos pelo SUS Gaúcho no novo Centro de Oftalmologia.

Ernani Polo assumirá presidência da Assembleia Legislativa | Rádio Querência