Rádio Querência

NOSSAS RELAÇÕES HUMANAS ESTÃO FRAGILIZADAS

NOSSAS RELAÇÕES HUMANAS ESTÃO FRAGILIZADAS
    NOSSAS RELAÇÕES HUMANAS ESTÃO FRAGILIZADAS

Valdir Vianna

Recentemente após publicar meu livro, “A Filosofia das Relações Humanas”, tive o enorme prazer em receber vários feedbacks dos amigos leitores, os quais agradeço imensamente, porém, me peguei pensando sobre alguns trechos que escrevi de forma intensa, entre eles, a ideia de vivermos mais e nos importarmos menos. Você deve estar se perguntado “Por que raios ele disse que nossas relações humanas estão fragilizadas?”, bem, não é tarefa fácil tentar explicar os motivos que tornam nossas relações mais frágeis, porém, podemos aqui fazer uma análise filosófica das situações corriqueiras que tornam nossa vida mais robótica sem que percebamos no cotidiano. Claro, estamos cansados de saber que a tecnologia em demasia prejudica não apenas nossa saúde mental, mas também nossa saúde física. Tornamo-nos mais sedentários, acomodados e extremamente ansiosos – um ansioso escrevendo sobre ansiedade – A partir do momento que colocarmos os pés no chão e partirmos para uma vida mais “manual”, daremos então o primeiro passo para o grande insight, ou despertaremos de um “sono dogmático”, tal qual Kant assim fez ao descobrir Hume. Não sei qual o seu emprego ou trabalho, caro leitor, mas o meu é totalmente voltado para o meio digital, isto é, aprendi a separar exatamente cada hora do meu dia, aprendi a controlar o tempo e nunca ir contra ele, esse é o erro crucial para quem deseja ter mais tesão pela vida; não saber aproveitar o momento. Imagine só, trabalhar o dia todo no meio digital, chegar em casa, cansado, e ainda ter que ficar horas na frente de um smartphone ou computador. A lógica é a mesma dos que saem de casa para “comer comida caseira” num restaurante, como vi num vídeo do Filósofo, Mario Sergio Cortella há muito tempo atrás. Quando em descanso, quero concretizar a ideia de convívio íntimo, conversar com a família, amigos e praticamente se “desligar” do trabalho – ou tentar o máximo que puder – assim, deixaremos mais fortificada nossas relações humanas com aqueles que amamos. Que chato é quando estamos reunidos com os amigos e eles não largam do smartphone, com os meus camaradas eu sou aquele que critica o uso demasiado em momentos de descontração. A explicação e justificativa é a seguinte, tenho para mim que só vamos fortalecer essas relações humanas, quando voltarmos a viver de forma empírica, isto é, voltarmos a tocar o outro, pisar no barro, sentir a chuva, cantar no chuveiro, beijar sem culpa e vergonha, abraçar sem se preocupar com o que o outro pensa. Você não sente e nem vê, mas nosso convívio social está totalmente turbulento, se antes precisaríamos agradar um ou dois, agora temos que agradar quinhentos, oitocentos, mil, depende muito de quantas redes sociais você tem e de quem te segue. Se não gosta do meio digital ou tem redes sociais, não tem problema algum, porém, isso não te faz especial, afinal, daqui pra frente o mundo será dantescamente on-line e a distância, cabe a você aceitar a mudança ou recusar, será chamado de “analfabeto digital”, terá menos ansiedade, frustrações, mas terá mil dores de cabeça por não conseguir mais fazer coisas simples do cotidiano e de forma presencial. Quer um exemplo? Bancos, logo, logo não existirão mais agências bancárias, você tendo dinheiro ou não. A mesma ideia é observável na ciência, certa vez, no seriado COSMOS, o astrofísico, Neil deGrasse Tyson disse a seguinte frase, “A Ciência funciona perfeitamente, você acreditando nela ou não”, então cabe a nós aceitarmos as ondas de mudanças e assim seguir o fluxo social, ou recusá-las, sermos ermitões, viveremos menos frustrados, mas isolados da turbulenta máquina social. Se você ler “21 Lições para o Século XXI”, do renomado escritor e historiador israelense, Yuval Noah Harari, entenderá bem o que digo, ele explica cada detalhe com maestria inigualável. A leitura é uma fonte inesgotável de amadurecimento intelectual, mas lembro novamente, isso só acontece se os livros forem de respeito e passarem ideias provocantes e inquietantes, o resto não me vale de nada. Nu e cru. Aproveite o tempo, trabalhe o que tiver para trabalhar, seja honesto e humilde, quando chegar em casa, relaxe, ame, abrace, brinque com o cachorro, reúna os amigos sempre que puder – lembre-se de Epicuro e os três mandamentos para ser feliz – tenha hobbies para ajudar nos momentos tediosos. Sempre que fizer alguma coisa, faça com amor e tesão, aqui lembro-te de Nietzsche, “viva com potência, vontade de potência”, vá além do homem, caminhe, voe, só não pare.   *Os textos publicados pelos colunistas da Rádio Querência são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
K

Autor

kempf.maira

Em: 15/01/2020, 09:09

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria
Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria

Com salário mensal de R$ 18 mil, empresário não compareceu ao gabinete em fevereiro, mas teve todas as faltas abonadas. Município abriu sindicância para investigar o caso.

Últimas notícias
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24

A tradicional quermesse da 85ª Festa de São João Batista promete movimentar Santo Augusto

Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia
Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia

Hospital restringe visitas devido ao aumento de doenças respiratórias no inverno e projeta mais de 600 atendimentos pelo SUS Gaúcho no novo Centro de Oftalmologia.

PF mira banco de Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões do Digimais por fraudes
PF mira banco de Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões do Digimais por fraudes

Operação investiga esquema de manipulação contábil e ocultação de dívidas milionárias na instituição financeira do bispo.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.