Rádio Querência

Seca, e agora?

Seca, e agora?
    Seca, e agora?

Cristiano Nunes dos Santos

Olá, sejam bem vindos ao ano de 2020. Tirando o questionamento se estamos encerrando ou iniciando uma nova década (afinal, nosso calendário inicia no ano Um, e não no ano Zero), o certo é que este ano começa sem a ocorrência de eventos climáticos globais como o El Niño ou a La Niña. Em teoria, estamos em um ano neutro climaticamente, e mesmo assim, aqui estamos nós sofrendo com os efeitos de uma estiagem que coloca em risco a nossa safra de verão. A seca é uma adversidade climática, que se refere a um período prolongado de baixa pluviosidade, ou ainda, a total falta de chuvas, de maneira que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição. Conceitualmente, a estiagem, que se caracteriza por um breve período de seca, pode ser classificada em três tipos: seca climatológica, quando a chuva é abaixo das médias climáticas da região (situação na qual nos encontramos); seca hidrológica, quando atinge os estoques de água dos rios e açudes; e seca edáfica, quando é constatada uma perda elevada de umidade no solo. Além dos danos diretos na agropecuária, as estiagens afetam principalmente a economia de um município. Estudos mostram que no Rio Grande do Sul, uma estiagem pode provocar uma redução na casa de 9 pontos percentuais (9%) na variação do PIB – Produto Interno Bruto. Isso significa uma diminuição na economia do local, afetando o poder de compra da população e muitas vezes até a geração de empregos. Apesar de ser religioso, muitas vezes comento com os estudantes nas minhas aulas, que nesses momentos, não adianta muita as novenas para São Pedro (ou qualquer outro Santo de qualquer religião), e sob os olhares de reprovação de alguns, eu explico o motivo: usando São Pedro como exemplo, este bendito santo nos privilegia com chuvas durante todo o ano, salvo raríssimas exceções, temos chuvas distribuídas nos 12 meses do ano. Em compensação, outras regiões do Brasil, chegam a ficar por meses a fio sem uma única gota de chuva. Pois bem, porque ele vai se preocupar conosco que recebemos chuvas durante todo o ano, quando tem todo o nordeste brasileiro enfrentando secas extremamente prolongadas durante meses, e quase todos os anos? Nosso estado tem um regime de chuvas que é invejado por muitos outros neste imenso país. Vários estados são obrigados a utilizarem de outros meios, como a irrigação, para garantir a produção agrícola, pois não podem contar “com São Pedro”. Aqui em Santo Augusto, por exemplo, temos uma precipitação anual em torno de 1770 mm, como já falei no meu primeiro texto neste site. Em condições mensais, os valores variam de 100 a 260 mm em média. No lugar de São Pedro, eu responderia a novena perguntando “o que vocês fizeram com toda a água que eu mandei durante todo o ano?”. E me perdoem os leitores, mas eu me atrevo a responder: colocamos nas estradas vicinais que circulam as nossas lavouras, provocando erosão de muitos campos e às vezes até a destruição de muitas estradas. E provavelmente você deve estar me perguntado agora: o que deveríamos ter feito então? A resposta é simples, devíamos ter segurado essa água na lavoura/propriedade. Isso se chama Manejo do Solo e da Água. De um modo geral, alguns procedimentos podem ajudar a minimizar, ou até mesmo eliminar os efeitos de uma seca. Segundo Kobiyama, autor do livro “Prevenção de desastres naturais”, perante uma probabilidade de seca, podemos: Diversificar os tipos de culturas e atividades econômicas, para evitar a concentração de prejuízos; Priorizar culturas com maior resistência a períodos de déficit hídrico; Realizar manejo do solo de acordo com a inclinação do terreno; Manter sempre que possível à cobertura vegetal entre os períodos de cultivo; Proteger poços, córregos, açudes e outras áreas de captação; Proteger áreas de nascentes, grotões e mata ciliar, principalmente nos rios de primeira ordem; Construir reservatórios com capacidade adequada a irrigação e a distribuição necessárias; Construir reservatórios para reutilização da água para fins de limpeza doméstica. Construir reservatórios. Sabe toda aquela água que saiu da lavoura durante a chuva e foi parar na estrada? Essa água pode e deve ser coletada na propriedade, e usada posteriormente na produção. “Mas se eu fizer um reservatório, um açude, é área que eu não posso plantar!”, mas de que adianta eu ter área de plantio e não ter água para o plantio? Deixo essa questão para que o leitor reflita, e se possível, perceba que somos um estado “abençoado”, porém ainda mal acostumados a termos chuva durante todo ano e com isso não planejamos a gestão e o uso dessa água toda durante o período em que as chuvas nos faltam. Tenham uma boa semana e até a próxima. E para saber um pouco mais sobre o assunto, não se esqueçam de visitar a minha página em crisnunessantos.pro.br   Cristiano Nunes dos Santos Professor do IFFar – Campus Santo Augusto
K

Autor

kempf.maira

Em: 10/01/2020, 13:15

Mais lidas
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente
Tragédia na BR-163: Irmã de ex-presidente do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto morre em grave acidente

Maria Salete Ceolin Ottonelli estava em um Jeep Compass que colidiu frontalmente com outro veículo no Mato Grosso; colisão deixou três mortos

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente
Família de Colorado chora a perda de mãe e filhas em acidente

Unidas pela vida e pela rotina, Elizangela, Gisele e Daiane deixam um legado de amor, dedicação e sonhos interrompidos.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Últimas notícias
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24
Tradicional quermesse com acendimento da fogueira ocorre hoje em Santo Augusto; confira as demais programações para o dia 24

A tradicional quermesse da 85ª Festa de São João Batista promete movimentar Santo Augusto

Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia
Hospital Bom Pastor anuncia restrição de visitas devido ao inverno e inaugura novo Centro de Oftalmologia

Hospital restringe visitas devido ao aumento de doenças respiratórias no inverno e projeta mais de 600 atendimentos pelo SUS Gaúcho no novo Centro de Oftalmologia.

PF mira banco de Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões do Digimais por fraudes
PF mira banco de Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões do Digimais por fraudes

Operação investiga esquema de manipulação contábil e ocultação de dívidas milionárias na instituição financeira do bispo.

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.