Rádio Querência

Inep divulga hoje os locais de provas do Enem

Inep divulga hoje os locais de provas do Enem
  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje (16) o Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Entre outras informações, os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. “A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”, disse à Agência Brasil o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro. Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”. No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. O Cartão poderá ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la. Os estudantes poderão conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Declaração de comparecimento

Segundo Gameiro, além do cartão, estará disponível a partir desta quarta-feira a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 3 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 4 de novembro e deverá ser usada no dia 10 de novembro. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local de prova. “Dependendo do regime de trabalho, algumas pessoas têm plantão no final de semana e precisam de declaração para ter a falta abonada. São casos específicos”, diz. Essas pessoas, de acordo com o diretor, devem ficar atentas pois o Inep não irá fornecer o comprovante de presença após o dia da prova. O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).   *Agência Brasil
K

Autor

kempf.maira

Em: 16/10/2019, 06:05

Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Brigada Militar intercepta contrabando de cigarros e causa prejuízo de R$ 224 mil ao crime organizado
Brigada Militar intercepta contrabando de cigarros e causa prejuízo de R$ 224 mil ao crime organizado

O cerco policial integrou os efetivos dos municípios de São Martinho, Boa Vista do Buricá e Santo Augusto

Mulher ataca escritório da Corsan com martelo após falta de água em Passo Fundo
Mulher ataca escritório da Corsan com martelo após falta de água em Passo Fundo

Companhia afirma que a suspeita mora em área de ocupação e não é cliente cadastrada da empresa

Conta de luz sobe o triplo da inflação no RS: RGE aplica reajuste médio de 16,06% a partir de sexta-feira
Conta de luz sobe o triplo da inflação no RS: RGE aplica reajuste médio de 16,06% a partir de sexta-feira

De acordo com a Aneel, a forte alta é reflexo de custos setoriais que fogem do controle direto da distribuidora

Santo Augusto será representado na 56ª Ciranda Cultural de Prendas e 38º Entrevero Cultural de Peões em Independência
Santo Augusto será representado na 56ª Ciranda Cultural de Prendas e 38º Entrevero Cultural de Peões em Independência

A partir desta sexta-feira (19), a cidade de Independência será o palco de um dos momentos mais importantes para o tradicionalismo da nossa região.