Rádio Querência

Homicídios, feminicídios e roubo de veículo têm queda no Rio Grande do Sul

Homicídios, feminicídios e roubo de veículo têm queda no Rio Grande do Sul
 
Os números da violência no Rio Grande do Sul seguem em queda. Indicadores divulgados na tarde desta quinta-feira (10), no Palácio Piratini, mostram que homicídiosfeminicídios roubos de veículo estão entre os dados que apresentam redução quando comparado o mês de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram 126 homicídios nos 30 dias de setembro deste ano contra 193 no mesmo período de 2018 — redução de 34,7%. Trata-se do mês de setembro menos violento, se levado em conta os homicídios, desde 2009. Naquele ano, foram 111 vítimas.
As mortes de mulheres por questões de gênero, os feminicídios, têm diminuição de 41,6%, com sete vítimas neste ano contra 12 em setembro de 2018. Os assaltos a motoristas, tratados como roubo de veículo pela SSP, apresentam diminuição de 32,1%, caindo de 1.203 casos para 816 ocorrências.
Os casos de latrocínios têm estabilidade, com quatro vítimas em setembro de cada ano. Em Porto Alegre, não houve nenhum roubo com morte em setembro deste ano.
O vice-governador do Estado e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior destacou o fato de que neste o RS teve 458 vítimas a menos de homicídio do que no ano passado, no acumulado de janeiro a setembro.
— Da mesma forma, foram 3.904 veículos a menos roubados em comparativo entre os nove meses deste ano com o mesmo período do ano passado. Muitas vezes, é um potencial latrocínio. Então, quando se evita esses roubos, podemos estar impedindo também a possível pratica do latrocínio — explicou Ranolfo.
Para o vice-governador, os números positivos demonstra que a estratégia de focar em 18 municípios contemplados pelo RS seguro vem dando resultados.
O governador do Estado, Eduardo Leite, também citou o RS Seguro. Segundo ele, os 18 municípios integrantes do programa, viabilizaram a redução de 33% nos roubos de veículos, por exemplo.
— Os dados que nós temos o compromisso de divulgar mensalmente comprovam a estratégia acertada do governo — afirmou Leite.
*GaúchaZH
K

Autor

kempf.maira

Em: 10/10/2019, 14:33

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Últimas notícias
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor

Deputado Ernani Polo intermediou iniciativa que visa melhorar ainda mais estrutura da instituição de saúde

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí

Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença
Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença

Parceria firmada pelo Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford prioriza o desenvolvimento de imunizantes que estimulam o corpo humano a identificar e combater tumores

Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026
TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026

Decisão unânime impede aplicação imediata de nova lei e mantém seções eleitorais em presídios nas próximas eleições

Homicídios, feminicídios e roubo de veículo têm queda no Rio Grande do Sul | Rádio Querência