Rádio Querência

Deficientes disputam prova do cavalo crioulo no RS

Deficientes disputam prova do cavalo crioulo no RS
 

Uma iniciativa inédita no estado está emocionando o público que acompanha as provas do Cavalo Crioulo. Para dar oportunidade a deficientes, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) criou a modalidade chamada “Inclusão de Ouro”. A última etapa antes da final prevista para setembro aconteceu em Viamão no começo do mês.

Lá estava, por exemplo, a dona Eva de Lourdes, 69, mãe do multicampeão de rédeas, Antônio Corrêa, o “Alemão”, de Porto Alegre. Ele diz que precisava manter a mãe ocupada após a morte de seu pai, pois dona Eva costumava auxiliar o marido na lida de campo. Ao se mudar para a cidade, deixou de lado as atividades campeiras.

A retomada foi lenta, mas hoje dona Eva “está muito bem”, segundo Antônio." Ver a força de vontade e a determinação de quem teria todos os motivos do mundo pra não querer levantar de uma cama, isso é um sentimento muito grande, é algo inexplicável", afirma Corrêa.

A ideia de criar a modalidade partiu da pecuarista Josilene Martins, de Arroio Grande, portadora de luxação de quadril congênita, que limita seus movimentos. Antes impedida de galopar, agora utiliza um cinturão de couro, o que garante estabilidade e elimina a dor. Josilene está entre os catorze classificados para a etapa decisiva, em Esteio.

"O Inclusão de Ouro é a materialização de tudo o que eu sempre busquei. É a oportunidade das pessoas com deficiência mostrarem a sua capacidade e de se sentirem vivas", emociona-se a organizadora das provas.

*G1/ por Giovani Grizotti

K

Autor

kempf.maira

Em: 18/07/2019, 07:50

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Últimas notícias
Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência
Estelionatário tenta aplicar golpe do falso advogado em locutor da Rádio Querência

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

RS registra menor temperatura do ano nesta terça-feira
RS registra menor temperatura do ano nesta terça-feira

Termômetros não superaram 1°C em ao menos dois municípios gaúchos

Escolas São João e Sol Nascente se destacam entre as melhores do Estado no Prêmio Alfabetiza Tchê
Escolas São João e Sol Nascente se destacam entre as melhores do Estado no Prêmio Alfabetiza Tchê

Reconhecimento estadual destaca qualidade da alfabetização e garante investimento de cerca de R$ 140 mil para fortalecer o ensino no município

Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça