Rádio Querência

Maioria brasileira é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos

Maioria brasileira é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos

A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo releva que 84% das pessoas são favoráveis à medida.

14% são contra e, para 2% das pessoas, o tema é indiferente.

Ainda de acordo com o levantamento, entre os que apoiam à redução da maioridade penal, 33% defendem que a medida deve valer somente para determinados crimes, mas 67% acham que a redução deve valer em todos os casos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores ouviram duas mil e 77 pessoas em 130 municípios do país entre os dias 18 e 19 de dezembro.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vale destacar que está em tramitação no Senado um projeto de lei que prevê que adolescentes de 16 a 18 anos deixem de ser inimputáveis se cometerem homicídio doloso, que é aquele quando há intenção de matar, lesão corporal seguida de morte e crimes hediondos, como estupro, por exemplo.

O texto, que já passou pela Câmara, estabelece que esses menores cumpram pena separados dos maiores de 18 anos.

Ser inimputável significa não poder ser legalmente considerado criminoso. O Estatuto da Criança e do Adolescentes estabelece que eles sejam considerados “autor de Ato Infracional”.

 

>>> Você também pode opinar sobre o assunto em nossa enquete...

L

Autor

lccomunic

Em: 18/01/2019, 22:00

Mais lidas
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor

Deputado Ernani Polo intermediou iniciativa que visa melhorar ainda mais estrutura da instituição de saúde

Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí