Rádio Querência

RS tem 93 cidades em situação de alerta ou risco alto de dengue

RS tem 93 cidades em situação de alerta ou risco alto de dengue

O Rio Grande do Sul não apresenta, até o momento, casos de dengue autóctones (contraídos dentro do Estado). Porém, 305 municípios gaúchos estão infestados pelo mosquito. O Levantamento de Índice Amostral (LIA) constatou que 93 cidades estão em situação de alerta ou risco alto. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, durante o Dia D de Combate ao Aedes aegypti. A atividade foi realizada na sala de monitoramento do Centro Administrativo e marcou o encerramento da Semana Nacional de Combate ao Aedes.

Segundo Paz, a preocupação é com as cidades de Nonoai, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Três de Maio, São Borja, Garruchos, Santo Cristo, Vista Gaúcha e Ajuricaba, onde a situação é considerada de alto risco. "Estamos com uma perspectiva de um verão chuvoso. O importante é que a população não se desmobilize e siga o combate ao Aedes aegypti", ressaltou.

Até o dia 17 de novembro foram registrados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) 21 casos importados em residentes gaúchos que foram contaminados fora do território gaúcho. Já em relação a Chikungunya foram confirmados 11 casos autóctones em Santiago, além de oito casos importados distribuídos em oito cidades. Quanto ao zika Vírus, não ouve casos confirmados no Estado em 2018.

Conforme Paz, a análise feita em outubro nas 93 cidades com infestação em situação de alerta ou risco alto mostrou que ao menos 1% dos imóveis vistoriados apresentava focos de larvas do inseto, que é o transmissor da dengue, zika Vírus e chikungunya. Somados, esses municípios representam uma população de 3,3 milhões de pessoas (ou 29,4% do Estado). O secretário da Saúde disse que quanto maior o índice de infestação, mais risco há de surto das doenças transmitidas pelo mosquito.
Ainda segundo secretário Paz, Porto Alegre realiza um levantamento paralelo por meio do índice médio de infestação de fêmeas adultas, a partir do monitoramento de 1.218 armadilhas em 42 bairros. Em outubro, o índice era satisfatório. Ele fez um apelo para que a população tenha consciência de que a sua atuação dentro de casa é a principal medida para conter a proliferação do mosquito e recomendou que os gaúchos tampem caixas d’água, tonéis e latões e guardem garrafas vazias viradas para baixo e pneus sob abrigos. "Outra dica é não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia e manter desentupidos ralos, canoas, calhas, toldos e marquises", explicou. As lixeiras devem ser mantidas fechadas e as piscinas tratadas o ano inteiro.

*Correio do Povo

L

Autor

lccomunic

Em: 02/12/2018, 22:00

Mais lidas
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto
Trecho da futura Rua Coberta é interditado para reparos na pavimentação em Santo Augusto

Problemas estruturais causados por infiltração motivaram o bloqueio da via. Empresa responsável fará avaliação nesta terça-feira.

Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana
Mulher trans disputa o Concurso de Prendas neste final de semana

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá
Residência é destruída por incêndio no interior de Boa Vista do Buricá

Morador afirma que fogo teria sido provocado criminosamente; ninguém ficou ferido

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami
Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela e gera alerta de tsunami

Tremor com epicentro em Morón sacudiu a capital Caracas, causou danos estruturais e colocou ilhas do Caribe em estado de atenção

Últimas notícias
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista
Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Chuvas intensas castigam estradas em Santo Augusto e Defesa Civil inicia vistorias nesta manhã
Chuvas intensas castigam estradas em Santo Augusto e Defesa Civil inicia vistorias nesta manhã

Efeitos do "El Niño" mobilizam a região; em Santo Augusto, transporte escolar foi cancelado nesta segunda-feira devido aos estragos nas vias do interior.