Rádio Querência

Parque do Turvo é municipalizado

Parque do Turvo é municipalizado


Foi realizado no dia 22 de outubro no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo, o ato de assinatura do Termo de Cooperação de Uso Público do Parque Estadual do Turvo com o município de Derrubadas.

Este documento formaliza a municipalização da gestão do uso público do parque, ou seja, as ações e as infraestruturas vinculadas ao turismo dentro do parque passarão a ser de responsabilidade do município. As fiscalizações e patrulhas ambientais na Unidade de Conservação seguirão sendo executadas pelo Estado.

Considerando a importância do ecossistema que compõe o Parque Estadual do Turvo, a parceria entre o Município de Derrubadas e a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA se apresenta como uma importante conquista para o turismo regional e para a preservação das espécies de ocorrência no parque, visto que a divisão das responsabilidades possibilitará a realização das ações e serviços com maior eficiência.


Melhorias
Como projetos a serem executados estão a inserção do grupo de artesanato no centro de visitantes do parque, viabilização de lancheria, food truck próximo ao salto, incremento dos passeios de barco, potencialização das trilhas, placas de identificação da fauna e flora, entre outras atrações. A intenção também é oferecer visita monitorada e exibição de um vídeo explicativo sobre o Parque do Turvo ao turista.
Conforme a secretária de Turismo de Derrubadas, Angelita Bonn dos Santos, as melhorias ocorrerão a médio prazo, com o intuito de fortalecer também a região, unindo roteiros turísticos e fazendo com que o visitante permaneça mais tempo nos municípios. “O município também tem outras atrações turísticas como roteiros rurais, cachoeiras, balneários, sem contar o setor de alimentação”, destacou.


Mobilização
A assinatura do termo é resultado de intensas tratativas entre a Rota do Yucumã –  que abrange 32 municípios –, Derrubadas e Sema. Conforme o presidente da rota e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, o novo modelo de gestão é uma conquista para a região. “O nosso único objetivo, enquanto região, é desenvolver o turismo e mostrar o potencial que o parque tem, e isso envolve toda questão da preservação e proteção do meio ambiente. Faremos isso ao mesmo tempo que teremos maior autonomia para desenvolver ações no âmbito municipal e regional”, finalizou.
O prefeito de Derrubadas, Alair Cemin entende que essa conquista irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do turismo regional. “A municipalização era um pleito antigo, porque o Estado ficava com o bônus da gestão e o município com o ônus. De agora em diante, temos a sensação de pertencimento, de maior autonomia e agilidade para executar os serviços. Vai melhorar o atendimento aos visitantes, que é o principal objetivo desse processo”, concluiu.


*Com informações da Rota do Yucumã/ Jornal Folha do Noroeste

L

Autor

lccomunic

Em: 24/10/2018, 21:00

Mais lidas
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210
Quatro pessoas ficam feridas após veículo capotar na RS-210

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (26), na localidade de Flor da Serra, entre São Martinho e Boa Vista do Buricá

Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada
Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto
Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Sucesso absoluto: 24º Jantar da Colônia reúne grande público na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto
Sucesso absoluto: 24º Jantar da Colônia reúne grande público na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto

Evento tradicional realizado neste sábado contou com fichas esgotadas com antecedência, excelente cardápio com jantar e doces, e animação do Grupo Momentos.

Últimas notícias
Eleições 2026: Brigada Militar mobiliza efetivo máximo e reforça a segurança no Rio Grande do Sul
Eleições 2026: Brigada Militar mobiliza efetivo máximo e reforça a segurança no Rio Grande do Sul

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Inscrições para ingresso na Rede Estadual de Ensino estão abertas no RS
Inscrições para ingresso na Rede Estadual de Ensino estão abertas no RS

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência

Prefeita Lilian e secretários detalham nova coleta de lixo, chegada do SAMU e outras ações em entrevista à Rádio Querência
Prefeita Lilian e secretários detalham nova coleta de lixo, chegada do SAMU e outras ações em entrevista à Rádio Querência

Prefeita Lilian Fontoura Depiere e secretários participaram da programação da Rádio Querência nesta sexta-feira (2) para anunciar reestruturações importantes para o município.

5ª Copa Querência de Bocha: Inscrições estão abertas para equipes interessadas
5ª Copa Querência de Bocha: Inscrições estão abertas para equipes interessadas

Competição tradicional da região segue com inscrições até o dia 16 de outubro. Início dos jogos está previsto para 8 de novembro.

Travessia de balsa entre Brasil e Argentina em Porto Soberbo segue suspensa nesta sexta
Travessia de balsa entre Brasil e Argentina em Porto Soberbo segue suspensa nesta sexta

O rio atingiu 9,7 metros acima do nível normal, ultrapassando em 1,7 metro a cota de segurança estabelecida para a operação da travessia, que é de 8 metros.