Rádio
Nenhum programa no ar
Retirada de Glifosato do mercado ameaça início do plantio
Faltando poucos dias para o início do plantio de soja, uma polêmica ação do Ministério Público Federal contra o glifosato pode colocar em risco a agricultura brasileira. A ameaça de retirar do mercado o herbicida mais usado no país gerou críticas do setor produtivo e a reação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) apresentou requerimento na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, propondo a realização de audiência pública para discutir a suspensão do registro de todos os produtos que utilizam os ingredientes ativos glifosato, abamectina e tiram. A decisão judicial determina que a Anvisa conclua esses procedimentos até o dia 31 de dezembro, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Segundo Jerônimo, a decisão da Justiça brasileira pode gerar um impacto sem precedentes na economia nacional e tem levado muita preocupação ao campo. “Estamos no final da colheita do milho. Em seguida começa o plantio da soja e o produtor terá que usar o glifosato para fazer o controle das pragas. Teremos uma catástrofe alimentar se os agricultores não tiverem como aplicar o produto”, alertou. O parlamentar acrescenta que, na maioria dos casos, o produtor já comprou os insumos para a lavoura. Além disso, não há outro produto similar que possa substituir o glifosato com a mesma eficiência.
Em nota, a Sociedade Rural Brasileira informou que o glifosato atinge as folhas, não os frutos, e que o produto tem risco zero para a saúde. A entidade reforça que, sem ele, é impossível manter o uso do plantio direto nas lavouras brasileiras. Jerônimo também cobrou agilidade da Advocacia Geral da União na análise de um recurso para suspender a medida judicial que impede o uso do glifosato.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Jerônimo Goergen
Autor
lccomunic
Em: 20/08/2018, 21:00

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Evento tradicional realizado neste sábado contou com fichas esgotadas com antecedência, excelente cardápio com jantar e doces, e animação do Grupo Momentos.

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência

Prefeita Lilian Fontoura Depiere e secretários participaram da programação da Rádio Querência nesta sexta-feira (2) para anunciar reestruturações importantes para o município.

