Rádio Querência

Corrida por vices, alianças e por tempo de TV mostra dificuldade em fechar chapas

Corrida por vices, alianças e por tempo de TV mostra dificuldade em fechar chapas

Do primeiro ao último dia, agosto será decisivo para os principais postulantes à Presidência da República. O mês começa com as últimas convenções partidárias chancelando alianças, passa pelo registro das candidaturas e deve se encerrar com a definição da Justiça Eleitoral sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o dia 31, quando tem início a propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Tamanha profusão política acentua a busca por alianças. Até agora, nenhum dos primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto definiu vice. Não bastasse a generalizada ausência de um companheiro de chapa, apenas Geraldo Alckmin (PSDB) montou coligação robusta. Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSL), Lula e Marina Silva (Rede) ainda não atraíram outros partidos para seus palanques.

Defesa de Lula prevê julgamento dia 6 de setembro
A situação mais inquietante é a de Lula. Embora preso há quase quatro meses e enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista não abre mão da candidatura. O partido irá chancelar seu nome ao Planalto na convenção de sábado e registrá-lo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na data-limite para a inscrição dos candidatos, 15 de agosto.

A partir daí, a ideia é estender ao máximo possível a disputa jurídica, tentando fazer com que eventuais derrotas não impeçam o petista de ter sua foto estampadas nas urnas eletrônicas em 7 de outubro, data do primeiro turno. O TSE tem prazo até 17 de setembro para julgar todos os registros de candidatura. A defesa de Lula prevê o julgamento no dia 6.

Nos bastidores, ministros da Corte eleitoral cogitam tomar decisão definitiva antes do prazo se esgotar. O objetivo seria julgar o caso em plenário até 31 de agosto, o que impediria o petista de aparecer na propaganda de rádio e TV. Embora os advogados possam recorrer ao próprio TSE e, depois, ao Supremo Tribunal Federal, o entendimento é de que os recursos não têm poder de suspender efeitos do indeferimento da candidatura, mantendo Lula fora da campanha.

Enquanto prepara a batalha jurídica, o ex-presidente trabalha para isolar Ciro. O PT tenta evitar que o pedetista consiga atrair PSB e PC do B para seu palanque. Os comunistas realizam convenção hoje para homologar a candidatura de Manuela D’Ávila, mas deixam brecha para possíveis alianças. No fundo do palco onde Manuela irá discursar, haverá faixa com a frase “Unidade Já”.

— Ela é candidata à Presidência e está aberta ao diálogo. Porém, nem PT nem Ciro conseguem construir caminho. O PT tem medo de indicar vice de outro partido e essa pessoa acabar se tornando a figura pública, diminuindo o papel de Lula. Já Ciro está mais interessado em compor com algum partido de centro-direita — avalia uma testemunha das negociações.

Dilema na escolha de vices
No PSB, a indefinição é geral. O partido queria que o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda aguardasse até o final de semana, quando poderia ser anunciado vice de Ciro, mas ele está irredutível na disposição de concorrer ao governo de Minas Gerais. Diante do impasse, é possível que a legenda fique neutra no primeiro turno, liberando os diretórios estaduais para as composições mais convenientes.

— O Nordeste quer apoio a Lula, São Paulo a Alckmin, Paraná a Alvaro Dias (Pode), outros querem o Ciro. Então, a tese mais forte hoje é de liberação, pois causa menos traumas – admite o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

No PSDB, a discussão agora se resume à escolha do vice. Depois de conquistar o centrão e garantir 40% do tempo total de TV, Alckmin se preocupa em não melindrar os aliados. O ex-governador de São Paulo tem testado vários nomes, nenhum ainda capaz de satisfazer o condomínio DEM/PP/PR/PRB/SD. A tendência é de que seja alguém do Nordeste, em uma tentativa de amenizar o forte apelo eleitoral de Lula na região.

O dilema do vice também atormenta Bolsonaro e Marina. Apesar de se mostrarem competitivos, os candidatos não conseguiram atrair outros partidos e terão tempo escasso na propaganda eleitoral. Marina terá 15 segundos e Bolsonaro, sete.

Fonte: Gaúcha/ZH

L

Autor

lccomunic

Em: 31/07/2018, 21:00

Mais lidas
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio
Grave colisão frontal na RS-342 deixa jovem de 17 anos morta e três feridos em Três de Maio

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada
Tempestade de granizo causa perdas de até 100% em lavouras de canola e trigo em Nova Ramada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto
Veículo é furtado de dentro do pátio da Vesal Veículos em Santo Augusto

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Sucesso absoluto: 24º Jantar da Colônia reúne grande público na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto
Sucesso absoluto: 24º Jantar da Colônia reúne grande público na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto

Evento tradicional realizado neste sábado contou com fichas esgotadas com antecedência, excelente cardápio com jantar e doces, e animação do Grupo Momentos.

Novo temporal de vento e granizo causa estragos e deixa rastros de destruição em Santo Antônio das Missões
Novo temporal de vento e granizo causa estragos e deixa rastros de destruição em Santo Antônio das Missões

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Últimas notícias
Rádio Querência fará ampla cobertura das eleições neste domingo
Rádio Querência fará ampla cobertura das eleições neste domingo

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Alcolumbre marca votação da PEC da escala 6x1 no Senado para dois dias após o primeiro turno
Alcolumbre marca votação da PEC da escala 6x1 no Senado para dois dias após o primeiro turno

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Eleições 2026: Brigada Militar mobiliza efetivo máximo e reforça a segurança no Rio Grande do Sul
Eleições 2026: Brigada Militar mobiliza efetivo máximo e reforça a segurança no Rio Grande do Sul

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Inscrições para ingresso na Rede Estadual de Ensino estão abertas no RS
Inscrições para ingresso na Rede Estadual de Ensino estão abertas no RS

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência

Prefeita Lilian e secretários detalham nova coleta de lixo, chegada do SAMU e outras ações em entrevista à Rádio Querência
Prefeita Lilian e secretários detalham nova coleta de lixo, chegada do SAMU e outras ações em entrevista à Rádio Querência

Prefeita Lilian Fontoura Depiere e secretários participaram da programação da Rádio Querência nesta sexta-feira (2) para anunciar reestruturações importantes para o município.