Rádio
Nenhum programa no ar
Juíza diz que Lula está inelegível e nega pedidos de entrevista como pré-candidato
A juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sabatinas e entrevistas como pré-candidato, argumentando que a situação de Lula "se identifica com o status de inelegível", uma vez que foi condenado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Nas palavras da magistrada, os pleitos do PT "não possuem amparo legal". De acordo com a decisão, cabe apenas à defesa de Lula ou à Defensoria Pública da União pleitear benefícios a um apenado. Da mesma forma, a juíza afirmou que o fato de Lula ser definido pelo PT como pré-candidato à Presidência da República não altera as suas condições, pois ele se encontra "em situação de inelegibilidade"
"Embora o partido requerente declare ser o executado pré-candidato ao cargo de Presidente da República, nos termos do estabelecido no artigo 1º, I, "e", itens 1 e 6 da Lei Complementar nº 64/1990, na redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010, sua situação se identifica com o status de inelegível, conforme acima analisado. A realização dos atos previstos no artigo 36-A da Lei nº 9.504/97, por sua vez, é instrumental à participação na disputa eleitoral. Nesse quadro, caracterizada a situação de inelegibilidade, não se afigura presente a utilidade do provimento pretendido", afirmou a magistrada.
Os pedidos de entrevista foram feitos pela Folha de São Paulo, UOL, SBT, RedeTV!, Diário do Centro do Mundo, Partido dos Trabalhadores e pelo fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert. O Ministério Público Federal argumentou que os pedidos de entrevista deveriam ser indeferidos por "não ter fundamento constitucional e legal", uma vez que foram feitos por terceiros, não pela defesa de Lula e pela Defensoria Pública da União.
"Como já afirmado, o executado cumpre pena decorrente de condenação pelos delitos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4a Região. Portanto, o caso em tela se subsume plenamente à hipótese legal, tratando-se de situação de inelegibilidade", afirmou.
Defesa
A defesa de Lula se manifestou a favor das entrevistas e disse que ele mantém todos os seus direitos políticos "decorrente da indevida antecipação de sua pena". De acordo com os advogados, por ser pré-candidato, o ex-presidente deveria "receber tratamento compatível com a situação. No entendimento deles, Lula deve ser sabatinado como os demais candidatos.
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril. Ele foi lançado pré-candidato à Presidência da República pelo PT no dia 25 de janeiro.
Fonte: Gaúcha
Autor
lccomunic
Em: 11/07/2018, 21:00

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Evento tradicional realizado neste sábado contou com fichas esgotadas com antecedência, excelente cardápio com jantar e doces, e animação do Grupo Momentos.

Posse definitiva deve acontecer após o período eleitoral

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência

Prefeita Lilian Fontoura Depiere e secretários participaram da programação da Rádio Querência nesta sexta-feira (2) para anunciar reestruturações importantes para o município.
