Rádio
Nenhum programa no ar
Fazenda sinaliza que BNDES pode implantar linha de repactuação de dívidas agropecuárias
O coordenador da Comissão Externa do Endividamento Agrícola (CEXAGRI), deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) foi recebido, nesta terça-feira (26), pela secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi. O encontro serviu para detalhar e esclarecer os últimos trâmites burocráticos visando à implantação da linha de composição de dívidas agropecuárias.
A interpretação inicial é de que seria preciso a votação e aprovação, por parte do Conselho Monetário Nacional (CMN), de uma resolução para a efetivação dessa linha de repactuação de débitos. “Após a reunião do CMN, eu conversei com a secretária Ana Paula e a interpretação do conselho é de que não há a necessidade de aprovação dessa resolução, uma vez que não envolve recursos do Orçamento Geral da União. Dessa forma, nós já teríamos a condição da implantação imediata dessa linha por parte do BNDES”, destacou Jerônimo.
O parlamentar acrescentou que, para que não haja nenhum risco, a secretária-executiva da Fazenda determinou que a equipe técnica da pasta aprofunde todas verificações até a próxima terça-feira (3). “Se até lá eles chegarem à conclusão de que precisa uma resolução, o Conselho Monetário Nacional se reunirá extraordinariamente ainda na próxima semana para definir esse último entrave burocrático. Do contrário, já temos esse sinal verde para o BNDES toque adiante a disponibilização dos recursos aos bancos, para que o dinheiro possa chegar aos produtores”, detalhou o coordenador da CEXAGRI.
Como será a linha
A linha de composição de dívidas agropecuárias vai permitir aos produtores rurais quitar débitos bancários e não bancários, compondo tudo isso num crédito alongado, com 4 anos de carência e 10 anos de prazo para pagamento, num volume máximo de R$ 20 milhões por produtor. “Isto não envolverá o atual custeio. Por isso conseguimos uma carência maior, para que o produtor não tenha prestações concomitantes. Então, teremos 14 anos de prazo total para pagamento. E aguardamos uma redução de juros que ainda não está confirmada. Esperamos uma diminuição entre 0,2% e 0,5%”, esclareceu Jerônimo. A negociação inicial da linha de crédito prevê taxa de juros composta por TLP + 4,7% ao ano, o equivalente a 11%.
O relatório final da Comissão Externa do Endividamento Agrícola já está disponível para conhecimento público e será votado no dia 7 de julho. O texto traz os apontamentos e sugestões legislativas para o enfrentamento da grave crise de renda que atinge diversos segmentos do agronegócio.
Íntegra do relatório
Fonte: Apolos Neto (Assessoria de Imprensa Deputado Federal Jerônimo Goergen – Progressistas/RS)
Autor
lccomunic
Em: 26/06/2018, 21:00

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, esclareceu a postura da entidade

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Acidente aconteceu no início da noite desta terça-feira em um trecho marcado por forte neblina; ainda não há informações sobre feridos.

Com foco em transparência e sustentabilidade, programa eleva recursos em R$ 9 bilhões, mas veta subsídios para desmatamento.

O contará também com as presenças da secretária da pasta, Lisiane Wasem Fagundes, e do deputado estadual Ernani Polo.

Projeções extraoficiais apontam o candidato do PL com ampla vantagem, enquanto o atual vice-governador e adversários dividem o restante dos blocos e inserções.



