Rádio Querência

Terremoto na Bolívia tem reflexos no RS e em outros cinco Estados

Terremoto na Bolívia tem reflexos no RS e em outros cinco Estados

Um terremoto de magnitude 6.8 que atingiu a região de Carandayti, na Bolívia, nesta segunda-feira (2), foi sentido em diversas localidades do Brasil. O tremor teve reflexo em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em cidades do interior e do litoral de São Paulo, no Paraná, em Brasília, em Santa Catarina e em Minas Gerais. As informações são do G1.

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a 557 quilômetros de profundidade e a cerca de 13 quilômetros de Carandayti. Também houve registro de tremores de menor intensidade a 99 quilômetros de Uyuni, na Bolívia, e no norte do Chile. 

Na capital federal e em São Paulo, prédios foram esvaziados. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o fenômeno não é incomum para sismos desta magnitude. 

"Grande parte das pessoas em andares mais altos de prédios puderam sentir a vibração das ondas emitidas por este tremor que ocorreu a mais de 1500 quilômetros de distância. Os equipamentos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) detectaram o tremor às 10h43, sendo registrado por toda a rede", escreveu em sua página no Facebook.

Locais onde há relatos de tremor
 

Rio Grande do Sul: foram sentidos tremores em Passo Fundo, no norte do Estado. Há relatos de que pessoas deixaram prédios na área central da cidade.

Brasília: foram esvaziados diversos prédios, entre eles as sedes da Infraero, da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. O tremor também foi sentido no Aeroporto Juscelino Kubitschek.

São Paulo: o prédio da Petrobras, na Avenida Paulista, foi esvaziado, assim como o do Ministério Público, também no Centro. Moradores da Zona Oeste da capital também relataram que precisaram deixar prédios.Minas Gerais: houve registro de tremores em Uberlândia.

Santa Catarina: segundo o Diário Catarinense, moradores de pelo menos três edifícios de Itajaí, em bairros diferentes, procuraram os bombeiros e a Defesa Civil após terem sentido um leve tremor de terra. Durante a tarde, engenheiros da Defesa Civil farão vistorias para avaliar se houve danos estruturais. 

Paraná: prédios foram esvaziados em Umuarama, Maringá e Cascavel. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte e em Londrina.

Fonte: GAÚCHA/ZH

L

Autor

lccomunic

Em: 01/04/2018, 21:00

Mais lidas
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324
Médico-veterinário natural de São Valério do Sul morre em trágico acidente na ERS-324

Adiel Cristiano Nino, de 33 anos, residia atualmente em Palmitinho e era amplamente conhecido em sua terra natal. O sepultamento ocorre nesta terça-feira.

Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto
Identificado homem encontrado morto em apartamento em Santo Augusto

Conforme as informações preliminares, a polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro
Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Divulgadas as composições vencedoras do 10º Cantinho Nativo
Divulgadas as composições vencedoras do 10º Cantinho Nativo

Festival celebra a tradição e revela grandes talentos da região em uma manhã de muita emoção e música no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Últimas notícias
Morador dispara tiros contra grupo após acidente na ERS-155; ele alegou medo de invasão
Morador dispara tiros contra grupo após acidente na ERS-155; ele alegou medo de invasão

Ação ocorreu na ERS-155 após um acidente de trânsito; motorista e amigos procuravam o dono da propriedade para relatar a batida quando foram surpreendidos pelos disparos.

Familiares e amigos de Jardelino Eleodoro lança rifa beneficente após incêndio destruir residência
Familiares e amigos de Jardelino Eleodoro lança rifa beneficente após incêndio destruir residência

Quem quiser adquirir bilhetes ou contribuir de outras formas pode se dirigir à recepção da Rádio Querência ou entrar em contato com os organizadores do movimento comunitário.