Rádio Querência

TRF4 mantém condenação e prisão de Lula depende de decisão do STF

TRF4 mantém condenação e prisão de Lula depende de decisão do STF

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou os embargos de declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrindo caminho para uma eventual prisão do petista. Os desembargadores corrigiram apenas duas informações do acordão que havia mantido a condenação do petista. A decisão, contudo, não altera o mérito da decisão tomada em 24 de janeiro, pela qual Lula teve a pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão.

Na prática, trata-se de uma nova derrota judicial de Lula, que fica agora à mercê do habeas corpus que será julgado em 4 de abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última quinta-feira, o STF concedeu liminar à defesa de Lula, impedindo que ele seja preso até a análise de mérito do recurso, marcada para quarta-feira da próxima semana.

Na decisão desta segunda, os desembargadores da 8ª Turma rejeitaram quase todas as supostas 38 omissões, 16 contradições e cinco obscuridades apontadas pela defesa no acórdão que condenou o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão.

Antes do recurso de Lula, os desembargadores analisaram outros seis processos, todos julgados de forma sumária, em pouco mais de um minuto cada. Ao anunciar os embargos de Lula, o relator da Lava-Jato na Corte, João Pedro Gebran Neto avisou que "iria perder um pouquinho mais de tempo". Em seguida, Gebran fez um resumo das alegações da defesa e de suas posições.

O relator reconheceu dois erros materiais ocorridos no julgamento de 24 de janeiro. Ele concordou com manifestação prévia do Ministério Público Federal, que havia admitido ter havido confusão entre o Grupo OAS e a empresa OAS Empreendimentos, envolvida na reforma do triplex do Guarujá, e a informação equivocada de que o Instituto Lula estaria desativado.

Com isso, Gebran conheceu parcialmente os embargos de Lula e deu parcial provimento, ou seja, apenas corrigiu dois trechos da decisão de 24 de janeiro, sem alterar o mérito da decisão que havia confirmado a condenação do ex-presidente.Gebran foi seguido pelos outros dois desembargadores, Leandro Paulsen e Victor Laus.

No total, o julgamento durou menos de 10 minutos. Pouco antes do início da sessão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) fez um protesto em frente à sede do TRF4. Formado por cerca de 10 pessoas, o grupo portava bandeiras do Brasil, uma gaiola com um boneco do ex-presidente vestido de presidiário e exibia faixas pedindo sua prisão.

 Ao final do julgamento, os advogados de Lula, José Roberto Batochio e Cristiano Zanin Martins, anunciaram que irão aguardar a publicação de novo acórdão para decidir a estratégia de defesa. Eles não descartaram ingressar com o chamado "embargos dos embargos" ou até mesmo com embargos infringentes, pelo qual pede-se que prevaleça o voto mais favorável ao réu.

— Deus nos livre do superficial. Não sei o que diz os votos dos desembargadores. Vamos analisar com calma cada voto e decidir o que fazer. Esse processo ainda não se encerrou na segunda instância — salientou Batochio.

 

Fonte: Gaúcha ZH

L

Autor

lccomunic

Em: 25/03/2018, 21:00

Mais lidas
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS
Mãe é presa por suspeita de crime sexual contra o filho de três anos no norte do RS

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier
Homem é preso por tentar matar o próprio filho com golpes de facão em Fontoura Xavier

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos
Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia
Mulher morre após ser atropelada por máquina agrícola em Jóia

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Últimas notícias
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026
Rádio Querência reforça parceria com Grupo RBS e projeta cobertura especial para 2026

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio
67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA: Santo Augusto divulga programação para o mês de maio

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto

PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS
PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026 no RS

Ações serão reforçadas para prevenir acidentes e preservar vidas durante o feriado prolongado

América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto
América F.C decide vaga na final da Copa Libertadores Regional neste sábado em Santo Augusto

A partida será disputada no Ninho da Águia, em Santo Augusto, a partir das 15h30