Rádio
Nenhum programa no ar
Prefeito garante que município irá cumprir acordo de comprar área agrícola para o IFFar
O tão sonhado curso superior de Agronomia recebeu sua primeira turma no Instituto Federal Farroupilha - IFFar campus Santo Augusto em meados de fevereiro. A conquista veio para fechar com chave de ouro os dez anos do campus, que se desenvolve diariamente, ofertando ensino gratuito e de qualidade há aproximadamente mil alunos.
Para o campus receber mais esse curso superior de agrárias – pois já oferta o Tecnólogo em Agronegócio, algumas medidas precisaram ser adotadas pela Direção - adaptação da infraestrutura, contratações no quadro de pessoal e a garantia de que a instituição conseguiria uma área agrícola para as aulas práticas do novo curso.
Sem condições próprias, a Direção do IFFar pediu apoio à Prefeitura – visto que a instalação do novo curso trará desenvolvimento ao município. Desse modo, em 2016 foi feito um acordo com o Prefeito, na época José Luis Andrighetto, bem como, com o Legislativo, quando então foi garantido que o município adquirira a área necessária, 25 hectares.
Para essa ação, foi criada uma comissão, intitulada Pró-Agronomia, integrada por representantes da OAB, LIONS Clube, ACISA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, IFFar, Câmara de Vereadores; Sindicato Rural e Prefeitura, que elaborou um Plano de Referência – documento onde consta as características necessárias à área a ser comprada. Com todos os parâmetros traçados, o próximo passo seria lançar edital, para que os interessados em vender áreas pudessem oferecê-las.
No entanto, na quinta-feira, 08, a reportagem da Rádio Querência conversou com o prefeito, Naldo Wiegert, que foi categórico ao dizer que o edital não será lançado nesse momento, pois o município não tem condições orçamentárias de comprar a área, visto que, com a queda na arrecadação, possui déficit de dois milhões de reais. Mesmo assim, Naldo garantiu que alguma medida será adotada – “o município pretende cumprir com essa responsabilidade que assumiu”.
Uma das alternativas, segundo o administrador, é locar uma área. Essa sugestão foi encaminhada em ofício à direção do IFFar – que ainda não deu resposta. Enquanto isso, também é estudada a possibilidade de leiloar alguns bens – propriedades pertencentes à Prefeitura e que estão inutilizadas, tudo visando conseguir o valor necessário.
Em contato com imobiliárias locais, a reportagem foi informada que uma área de 25 hectares nas proximidades do IFFar custaria em torno de 1,5 milhões.
Em viagem recente à Brasília, o Prefeito Naldo também discutiu o assunto com alguns parlamentares, pois há a possibilidade de destinação de emendas.
Autor
lccomunic
Em: 08/03/2018, 21:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Suspeito foi encontrado com facão de 40 centímetros na cintura e sinais de embriaguez, segundo a Brigada Militar

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

A ação integra o projeto da Consulta Popular 2024/2025 e contou com contrapartida significativa do município.

Prova é gratuita e voltada para alunos que não se formaram na idade certa. Prazo para se inscrever segue até às 23h59 de 15 de maio.

No total, seis pessoas foram indiciadas: o PM Cristiano Domingues, principal suspeito dos crimes, sua esposa, seu irmão, sua mãe, sua sogra e um amigo. Uma mulher e seus pais sumiram.

Metade Norte do Estado sofrerá com episódios de instabilidade

Nesta semana, a Rádio Querência recebeu a visita de Fábio Petrikicz, coordenador do Grupo RBS e responsável pelas emissoras afiliadas a Rádio Gaúcha.

Um mês de celebrações reúne cultura, esporte, obras e integração comunitária para marcar a história e o desenvolvimento de Santo Augusto


