Rádio
Nenhum programa no ar
Presidente da Cotrijui se manifesta sobre investigação do MP
Em seu primeiro pronunciamento após a operação do Ministério Público que apura irregularidades em gestões da Cotrijui (Cooperativa Agropecuária Industrial) – ocorrida na última sexta-feira, 26, em 16 cidades do Estado, entre elas Santo Augusto, ontem, 28, o presidente liquidante da cooperativa, Eugênio Frizzo, falou sobre a situação no programa Informativo da Cotrijui, que é veiculado todos os domingos, em cadeia, por emissoras de rádio.
“Que seja um momento de passar a limpo a Cotrijui”, disse Frizzo em relação à operação que cumpriu 24 Mandados de Busca e Apreensão em sedes da cooperativa e em residências de membros da atual e de ex-gestões.
Em crise desde 2013 e com uma dívida de R$ 1,8 bilhões a Cotrijui é apontada como base para diferentes fraudes, que, supostamente, vêm sendo cometidos por uma organização criminosa que integra os quadros da cooperativa, afirma o MP. Quanto a isso, o presidente liquidante pediu tranquilidade aos associados, afirmando que os funcionários e membros da atual diretoria não compactuam com esse tipo de ação e que estão colaborando com a Justiça, no entanto, afirmou que documentos, balaços e matrículas de terrenos apreendidos comprovam a existência de fraudes no passado.
Para Frizzo, apesar de ser constrangedor ter o nome da cooperativa estampado na mídia como alvo da operação, isso traz esperança para que sejam apontados os responsáveis pela dívida bilionária. Durante o programa, Frizzo também falou sobre o processo de recuperação judicial, protocolado em 21 de novembro do ano passado, o qual, segundo ele, segue parado, sem decisões conclusas que mostrassem alternativas para a Cotrijui.
Após a ofensiva do Ministério Público, o integrante do grupo de produtores que diz querer recuperar a Cotrijui, Edson Burmann, disse, em entrevista ao Jornal do Comércio, que será proposto ao Judiciário, um triunvirato, ou seja, uma associação política, para assumir a cooperativa. Um dos nomes cogitados por Burmann é Cristiano Cabrera, presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito.
Até o momento, a Cotrijui não divulgou nenhuma nota de esclarecimento. Procurado pela Rádio Querência ainda na sexta-feira, 26, Marcelo Zampieri, advogado da Cotrijuí, se disse surpreso com a operação. Zampieri explicou que precisa analisar o caso antes de fazer qualquer pronunciamento sobre os próximos passos. Por fim, ele ressaltou que fala apenas em nome da Cotrijui e não sobre os integrantes da diretoria investigados, cujos nomes não foram revelados.
Com informações Jornal do Comércio
Autor
lccomunic
Em: 28/01/2018, 22:00

Investigada foi encaminhada ao presídio de Iraí, onde permanece à disposição da Justiça

Vítima levava marmita para o companheiro quando se desequilibrou e foi atingida; o caso é investigado como acidente

Reconhecimento estadual destaca qualidade da alfabetização e garante investimento de cerca de R$ 140 mil para fortalecer o ensino no município

A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou bancários por mensagens e sempre confirmar diretamente com o advogado ou escritório responsável antes de qualquer procedimento envolvendo valores judiciais.

Fundo Social destina recursos financeiros a projetos locais que geram impacto positivo na comunidade

Além de Cristiano, que está preso desde fevereiro, a esposa dele e o irmão foram denunciados por crimes relacionados com o desaparecimento de Silvana de Aguiar, Isail de Aguiar, e Dalmira German de Aguiar

Programa de renegociação de dívidas lançado nesta segunda-feira tem como público-alvo quem ganha até cinco salários mínimos

Redistribuição feita pela ANTT transfere rotas para outras viações e impacta passageiros do Sul do país



