Rádio
Nenhum programa no ar
Parcela de R$ 350: professores registram boletim de ocorrência coletivo contra Sartori
Um grupo de professores de escolas da zona Sul de Porto Alegre registrou, na manhã desta segunda-feira (04), em Porto Alegre, um boletim de ocorrência (B.O.) coletivo contra o governador do Estado José Ivo Sartori por improbidade administrativa. O B.O. foi feito após caminhada de protesto do grupo desde o Colégio Júlio de Castilhos até o Palácio da Polícia. De acordo com a professora Neiva Lazzarotto, o documento foi assinado por 75 pessoas, de 35 escolas da Capital. Durante os últimos dias, ações semelhantes ocorreram em outras regiões do Estado, como nos municípios de Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.
O Cpers-Sindicato, que representa os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, estuda entrar com uma ação coletiva devido ao parcelamento do salário da categoria e o recebimento de R$ 350 na última quinta. Em um documento encaminhado pela assessoria jurídica da entidade, há uma orientação para que os educadores registrem boletim de ocorrência (B.O.) em delegacias.
De acordo com a presidente do Cpers, Helenir Schürer, a medida é uma maneira de formalizar a situação de dificuldades que a categoria está enfrentando, pois o governo não está cumprindo com a liminar que determina o pagamento em dia dos vencimentos.
“Estão se apropriando adversamente do nosso salário e isso está gerando uma impossibilidade de muitos professores, inclusive, de se deslocarem até as escolas, pois estão descapitalizados. Outros estão com problemas no sistema emocional, totalmente impossibilitados de enfrentar uma sala de aula. Então, estamos fazendo esse B.O até para justificar porque não estamos indo à escola e denunciar que estamos vivendo em uma democracia e não pode ser permitida a tortura psicológica que estão fazendo com os servidores públicos”, aponta. A presidente destaca ainda que os boletins de ocorrência registrados pelos professores serão recolhidos pelo sindicato e encaminhados ao Ministério Público e Judiciário.
Professores também realizaram protestos em frente a agências do Banrisul e avaliam a possibilidade de entrar em greve. A decisão será tomada em uma assembleia geral da categoria, nesta terça. Helenir destaca que os servidores estão indignados e, ela mesma, não recebeu valor suficiente para pagar o próprio aluguel. “A indignação da categoria é muito grande, então não sei se não sairemos amanhã com a greve no Estado. E, já quero esclarecer, se entrarmos em greve não é pela nossa vontade. Infelizmente, o governador Sartori está nos jogando novamente na parede”, defende.
Mudança de local
Inicialmente, a assembleia geral estava marcada para ocorrer na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, mas o sindicato anunciou que, pela manhã, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) voltou atrás e proibiu que o ato fosse realizado no local, oferecendo o Largo Glênio Peres como alternativa. O órgão explicou que havia sido concedida a autorização, mas foi reavaliada porque setembro é um mês de muitas festividades e atividades em função do 20 de setembro. A EPTC destacou que, por isso, juntamente com a Brigada Militar, optou por deixar a área da cidade liberada para que eventuais festividades possam ocorrer, “primando pela segurança de todos que circulam por ali”.
Fonte: Rádio Guaíba
Autor
lccomunic
Em: 03/09/2017, 21:00

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Reconhecimento integrou as comemorações dos 60 anos de criação do 7º Batalhão de Polícia Militar

Criança havia sido atendida no Hospital Bom Pastor, mas novas avaliações médicas indicaram a necessidade de encaminhamento para atendimento especializado.

Antes do último debate presidencial, emissora fará entrevistas individuais com os dois candidatos que disputam o segundo turno das Eleições 2026

Entidade e Prefeitura alinham realização de eventos esportivos que buscam ampliar as modalidades oferecidas e incentivar a participação da comunidade

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

Iniciativa reuniu 33 alunos de três escolas de Santo Augusto; Ana Lahra da Silva, da EMEF Antônio Liberato, foi contemplada

Evento será realizado nesta sexta-feira (9), no CTG Pompílio Silva, e terá parte da renda destinada ao Setor de Oftalmologia da instituição
