Rádio
Nenhum programa no ar
É de Ijuí o primeiro caso de microcefalia autóctone por Zika vírus no RS
O Rio Grande do Sul registrou na terça-feira, 20, o primeiro caso de um bebê com microcefalia contraída no Estado, isso significa autóctone. O bebê nasceu em julho do ano passado e a mãe, moradora de Ijuí, teve a confirmação da infecção de Zika vírus quando estava no segundo trimestre de gestação. Desde então, ela e o bebê estavam sendo monitorados em Santa Rosa e Porto Alegre. Exames clínicos e radiológicos realizados pelo Sistema de Informação sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (SIAT/HCPA) mostraram que ela possui alterações compatíveis com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.
Segundo o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, o bebê nasceu sem nenhuma alteração, porém, ela apareceu no seu desenvolvimento. No momento, o relatório das condições do bebê está sendo feito pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que vinha monitorando ele. "Infelizmente não é uma informação boa. O Estado até o momento tinha dois casos contraídos fora", explicou. Ele adiantou que há outros casos em investigação, mas que somente este teve alteração.
Desde o final de 2015, o aumento de casos de microcefalia foi relacionada ao Zika vírus, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e a febre Chikungunya. A maioria dos casos de bebês com a doença ficou concentrada na região nordeste do país. Mesmo assim, gerou alerta em todo o país. Em maio, o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência nacional para o Zika.
A microcefalia é marcada por uma má formação no cérebro, que pode provocar diversos problemas neurológicos. outra característica é a redução na circunferência da cabeça do bebê. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano foram confirmados 230 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso.
Seguem em investigação 2.837 casos suspeitos em todo o país. Desde novembro de 2015, foram notificados ao Ministério da Saúde 13.490 casos, com 2.653 confirmações. Outros 5.712 casos foram descartados e 105 foram considerados prováveis. Outros 1.784 foram excluídos do sistema, por não atenderem as definições de caso vigentes.
Fonte: Correio do Povo
Autor
lccomunic
Em: 20/06/2017, 21:00

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Centro de alta pressão limpa o tempo e derruba as temperaturas na maioria das regiões gaúchas ao longo da semana

Apesar do anúncio recorde de R$ 525 bilhões pelo governo federal na última terça-feira (30), entidades do agronegócio questionam "engenharia financeira" e alertam para redução no seguro rural e nas linhas de custeio.

Episódio envolveu relato de ofensas vindas da torcida adversária.

Polícia Civil investiga o caso como feminicídio e busca pelo paradeiro do autor do crime no Centro da cidade

Família havia se mudado recentemente de Taquara para trabalhar em uma propriedade rural; a Polícia Civil investigará o caso.

