Rádio
Nenhum programa no ar
Bugios são encontrados mortos na Região das Missões
Dois bugios foram encontrados mortos na região das missões no Rio Grande do Sul. De acordo com informações publicadas em um site local, os animais foram encontrados em Garruchos e Rincão Caçapava.
As mortes ocorreram entre os dias 04 e 09 de fevereiro. O fato chama atenção, visto o risco da circulação do vírus da Febre Amarela, pois os macacos bugios são os chamados “sentinelas”, que alertam para a presença da doença, no entanto, eles não transmitem a febre.
No Brasil, a doença está circulando nos arredores de Minas Gerais, já são 221 casos confirmados com 76 mortes.
O veterinário, Carlos Alberto Nool, representante da Secretaria Estadual de Saúde, é quem está realizando o levantamento da área e a coleta de amostras que podem confirmar ou não a presença da doença.
Segundo o veterinário, a coleta da primeira morte foi feita em tempo inadequado, por isso, ontem, 09, ele se deslocou de Ijuí para realizar novas buscas no Rincão Caçapava, onde o segundo bugio foi achado morto. Pelos sinais, esse havia morrido na madrugada de ontem. O animal estava preso na árvore pelo rabo e não apresentava sinais de violência, o que caracteriza a morte natural e a possibilidade dele ter contraído a febre.
Apesar dos sinais, somente o exame das amostras poderá confirmar do que se trata. O material foi encaminhado para Porto Alegre de onde serão remetidas para o Centro de Referência Evandro Chagas, em Belém do Pará. O resultado deve chegar na próxima semana.
O alerta para todos é que na eventualidade de encontrar um bugio morto, a Secretaria de Saúde do município deve ser imediatamente comunicada.
Informações Rádio São Luiz
Autor
lccomunic
Em: 09/02/2017, 22:00

A Operação Romaneio teve desdobramentos em Santo Augusto, onde mandados de busca e apreensão foram cumpridos no bairro Getúlio Vargas

Município vacinou cerca de 2.050 pessoas até agora e meta é imunizar aproximadamente 7 mil integrantes do público-alvo contra a Influenza

Medida provisória segue para análise do Senado

Homem foi condenado a ressarcir mais de R$ 300 mil por desvios e manipulação irregular de contas bancárias







