Rádio Querência

Cadastro de Imóvel Rural já está disponível para agricultores

Cadastro de Imóvel Rural já está disponível para agricultores

Os agricultores com imóveis rurais cadastrados junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural-CCIR, referente aos anos de 2015 e 2016. Para isso, os interessados devem acessar o site do INCRA, no endereço eletrônico: www.incra.gov.br, pelo portal Cadastro Rural, no menu “Serviços”.

A informação foi repassada através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, de Santo Augusto, através da Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA (UMC/INCRA).

Para que o CCIR seja validado, o agricultor deverá efetuar o pagamento da taxa cadastral, exclusivamente, na rede de atendimento do Banco do Brasil. A taxa deve ser paga até 14 de janeiro de 2017. Se a quitação não ocorrer até a data, o titular do imóvel deverá emitir 2ª via do CCIR, que conterá os valores de multa e juros calculados pelo sistema, com alerta para nova data de vencimento.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, através da UMC/INCRA, também comunica aos agricultores que não conseguirem emitir o seu CCIR via internet para que procurem a UMC/INCRA localizada junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Santo Augusto – SEMAP para maiores informações.

A Unidade Municipal de Cadastramento - INCRA lembra aos agricultores que o CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.

A obrigatoriedade de apresentação do certificado nestes casos atende dispositivos da Lei n.º 4.947/1966 e Lei n.º 10.267/2001. O Certificado Cadastro de Imóvel Rural - CCIR também é um documento necessário para benefícios da Previdência Social.

 

L

Autor

lccomunic

Em: 20/12/2016, 22:00