Rádio Querência

Deputados cassam mandato de Eduardo Cunha

Deputados cassam mandato de Eduardo Cunha

Após mais de 10 meses de tramitação, o processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar tem um desfecho: na noite desta segunda-feira (12), por 450 votos a 10, os deputados decidiram cassar o mandato do ex-presidente da Câmara - encerrando, assim, o processo mais longo da história da Casa. Eram necessários 257 votos para a cassação. 

Nove deputados votaram pela abstenção. Na bancada gaúcha, o único deputado ausente foi Sérgio Moraes (PTB). Todos os demais votaram pela cassação.

Em discurso antes da votação, Cunha fez a defesa de seu mandato e atacou o Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o parlamentar, o processo contra ele foi fruto de uma “vingança”.

“Estou pagando o preço de ter o mandato cassado por ter dado continuidade ao processo de impeachment. É o preço que estou pagando para o Brasil ficar livre do PT (...) O processo de impeachment que está gerando tudo isso. Eles querem um troféu para dizer que é golpe”, afirmou.

Na fala, que durou cerca de 30 minutos, Cunha fez ainda um histórico de sua atuação parlamentar. Aos colegas, pediu para ser julgado “com isenção”.

"Se o plenário chegar à conclusão que vai acabar com a minha carreira política, o que vai causar com a minha família, não tem problema. A decisão é soberana de vocês. Eu peço a vocês que tenham a isenção sobre aquilo que estou sendo acusado e condenado. Não me julguem por aquilo que está sendo colocado na opinião pública ou pelo que ouviram dizer".

Histórico do processo
Cunha respondia, desde outubro do ano passado, a processo por quebra de decoro parlamentar por ter mentido sobre a titularidade de contas no exterior durante depoimento à CPI da Petrobras, em maio de 2015. O deputado sempre negou ser titular das contas - argumentando ser apenas o usufrutuário de um truste.

Depois de tramitar por quase oito meses no Conselho de Ética, graças a inúmeras manobras de aliados, o processo contra Cunha avançou em junho. Por 11 votos a nove, o colegiado aprovou o parecer do relator, Marcos Rogério (DEM-RO), que pedia a cassação do mandato do peemedebista.

Afastado do cargo - e da presidência da Câmara - desde maio, por determinação inédita do Supremo Tribunal Federal (STF), Cunha ainda tentou recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para reverter a derrota no Conselho de Ética. Contudo, não teve sucesso.

Em julho, durante entrevista coletiva, o parlamentar anunciou que renunciava ao cargo de presidente da Câmara. Agora, além de ter o mandato cassado, Cunha segue sendo réu de duas ações penais no STF e alvo de investigações sobre suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

 

Fonte; Gaúcha

Postado por: Maira Kempf

 

L

Autor

lccomunic

Em: 12/09/2016, 21:00

Mais lidas
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa
Menino de 9 anos morre após sofrer engasgamento em escola de Santa Rosa

Samuel Edson Härtge da Silva recebeu atendimento na escola, foi encaminhado à UPA e posteriormente transferido para uma UTI pediátrica.

Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro
Carro atinge bovino na ERS-155 e tiros são disparados contra grupo que prestava socorro

Motorista saiu ileso de colisão na rodovia, mas voluntários foram recebidos a tiros ao chegarem ao local; Polícia Civil investiga o caso.

Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155
Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no km 72 da rodovia; PRE de Santo Augusto realizou o registro da ocorrência

Últimas notícias
15º Gaitaço da Querência começa em 2 de setembro com abertura confirmada na Calçados Zan
15º Gaitaço da Querência começa em 2 de setembro com abertura confirmada na Calçados Zan

Tradicional evento da Rádio Querência dá o pontapé inicial nos festejos farroupilhas de Santo Augusto com transmissão ao vivo e muita música gaúcha

Polícia Civil resgata mulheres em situação de trabalho análogo à escravidão em Ijuí
Polícia Civil resgata mulheres em situação de trabalho análogo à escravidão em Ijuí

Investigação aponta que vítimas eram submetidas a um sistema de dívidas impagáveis em casa de prostituição controlada por facção

Vem aí a IV Mostra de Artes – Arte que Conecta no Clube 7
Vem aí a IV Mostra de Artes – Arte que Conecta no Clube 7

Evento reunirá cultura, apresentações artísticas, oficinas e gastronomia nos dias 4 e 5 de setembro em Santo Augusto.

RS passa a exigir exame toxicológico para obtenção da primeira CNH a partir de setembro
RS passa a exigir exame toxicológico para obtenção da primeira CNH a partir de setembro

Medida aprovada pelo Congresso Nacional estende a obrigatoriedade do teste de drogas para os candidatos à habilitação nas categorias A e B

Fim da taxa de licenciamento: Governo Leite aceita decisão da Assembleia e descarta recursos
Fim da taxa de licenciamento: Governo Leite aceita decisão da Assembleia e descarta recursos

Assembleia Legislativa derrubou por unanimidade o veto do governador nesta terça-feira (25)

Deputados derrubam veto de Leite e extinguem a taxa de licenciamento de veículos no RS
Deputados derrubam veto de Leite e extinguem a taxa de licenciamento de veículos no RS

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa derrubou a decisão do Executivo nesta terça-feira (25); o governo estimava um impacto anual de R$ 750 milhões na segurança pública com o fim da cobrança.