Rádio Querência

Fenômeno La Niña tem forte influência no inverno de 2016

Fenômeno La Niña tem forte influência no inverno de 2016

O inverno iniciou na segunda-feira, 20, às 19h34, horário oficial de Brasília, e deve registrar chuvas acima da média. O período de junho a setembro pode ter variação entre dias secos e úmidos, mas com frequentes avanços de frentes frias, que garantem as chuvas na estação.  

 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia o último inverno rigoroso registrado foi em 2013.  A estação deste ano termina às 11h21 do dia 22 de setembro.

 

O fenômeno climático El Nino, que influenciou o clima neste último ano, perdeu intensidade e uma nova fase que é a volta do fenômeno climático La Niña está iniciando, a qual vai influenciar o clima no decorrer das próximas estações, inverno, primavera e verão. Com isto, no sul do Brasil a estação será marcada pelas temperaturas mais baixas além de um maior número de dias com ocorrência de geadas, devido a entrada de massas de ar de forte intensidade.

 

Quanto às precipitações, devem mudar o padrão que apresentaram no último ano, com chuvas mais irregulares e abaixo da média, intercalando períodos curtos com muita chuva com períodos maiores com pouca ou nenhuma precipitação, durante o inverno, primavera e verão.

 

De acordo com o meteorologista do INMET- Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Renato Lazinski, quanto aos estados mais afetados, pode-se afirmar que todo o centro-sul do Brasil será afetado pela influência do La Nina, algumas áreas mais e outras menos, no sul do Brasil, por exemplo, as áreas mais a oeste dos três estados, normalmente são as mais afetadas, pela irregularidade das chuvas e volumes abaixo da média. O meteorologista ainda afirma que o último inverno mais rigoroso foi em 2013, já que em 2014 e 2015 foram mais quentes que o normal.

 

Dpto de Jornalismo RQ

Postado Por: Ed Júnior

L

Autor

lccomunic

Em: 21/06/2016, 21:00

Últimas notícias
Tempo de TV e Rádio no RS: Luciano Zucco Deve Concentrar Quase Metade da Propaganda Eleitoral
Tempo de TV e Rádio no RS: Luciano Zucco Deve Concentrar Quase Metade da Propaganda Eleitoral

Projeções extraoficiais apontam o candidato do PL com ampla vantagem, enquanto o atual vice-governador e adversários dividem o restante dos blocos e inserções.

Grupo Revivendo promove ações solidárias e beneficia entidades da região
Grupo Revivendo promove ações solidárias e beneficia entidades da região

Doações de agasalhos e bolachas reforçam o compromisso do grupo da terceira idade de Santo Augusto com a solidariedade e o cuidado com a comunidade

Mulher é feita refém durante assalto em Catuípe
Mulher é feita refém durante assalto em Catuípe

Conforme informações da Brigada Militar, a ocorrência foi comunicada após uma ligação anônima ao 190

Prazo para Alistamento Militar de jovens de 18 Anos termina nesta terça-feira
Prazo para Alistamento Militar de jovens de 18 Anos termina nesta terça-feira

Inscrição obrigatória para homens e voluntária para mulheres pode ser feita online; perda do prazo gera multa e restrições legais